MENU

BUSCA

Cúpula da Amazônia: Helder afirma que desafio na Amazônia é social e climático

Governador do Pará participa do evento junto com chefes do Executivo e outros representantes de países que fazem parte da OTCA

O Liberal

Os chefes de Estado e de governo dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica começaram a primeira agenda da Cúpula da Amazônia nesta terça-feira (8). O governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião do evento, destacou em seu discurso inicial que os desafios da Amazônia passam por questões sociais e climáticas. 

VEJA MAIS

Cúpula da Amazônia: Lula discursa na abertura de encontro com chefes de Estado
Presidente falou para chefes de Estado da OTCA

Cúpula da Amazônia: membros da OTCA participam da primeira agenda do dia
Pela manhã, representantes dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica se reuniram para debater pautas em comum

Cúpula da Amazônia: Marcha dos Povos da Terra pela Amazônia reúne dezenas de manifestantes em Belém
Manifestação estava prevista e acontece na redondeza do Hangar, local que recebe a Cúpula da Amazônia, em Belém

“Aqui estamos para reafirmar ao mundo que a Amazônia é preocupação cotidiana, urgente e desafiadora de todos que aqui vivem e se dedicam a essa região e ao seu povo. A Amazônia é diversidade, biomas, culturas, vegetação, fauna, terras, rios e, sobretudo, pessoas”, resaltou. 

Segundo Helder, a Cúpula é o coroamento do empenho de todos aqueles que têm dedicado a vida para preservar a região. “Chegou o momento de olharmos para esse patrimônio ímpar que nos foi dado pela providência, no sentido de uma construção conjunta. Essa não é uma empreitada singela. A resiliência natural já mostra limites cuja transposição terá consequências nefastas”.

“Estamos diante de um desafio social e climático: erradicar a fome, mitigar as emissões de gases do efeito estuda e garantir a transição para um nova economia voltada para a floresta viva. Sustentabilidade, soberania, diálogo e superação são os pontos cardeais de uma empreitada que se inicia e levará os países da OTCA a agir”, afirmou o governador do Pará. 

No fim do discurso, Helder pontuou que a Cúpula é um processo de reconstrução de uma sociedade mais justa e igualitária, em que ninguém é deixado para trás.

Política