Cúpula da Amazônia: membros da OTCA participam da primeira agenda do dia
Pela manhã, representantes dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica se reuniram para debater pautas em comum
As atividades da Cúpula da Amazônia foram abertas oficialmente nesta terça-feira (8) e, já no início da manhã, os chefes de Estado e governadores que fazem parte dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica participaram uma reunião pautada nas diretrizes que deverão nortear o evento, considerada a maior iniciativa ambiental do governo federal no ano de 2023. Os líderes começaram a chegar no Hangar, em Belém, por volta das 8h25.
VEJA MAIS
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodrigues, foi a primeira a chegar ao Centro de Convenções. Seguiram-se a ela o primeiro-ministro da Guiana, Mark Philips; o chanceler do Equador, Gustavo Manrique; Carlos lazari, presidente da OTCA; Dina Boularte, presidente do Peru e Luís Arce, da Bolívia.
A mesa da reunião está composta pelo presidente Lula, o governador do Pará, Helder Barbalho, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Além deles, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente; Mauro Vieira, das Relações Internacionais, e Márcio Macedo, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Ao todo, a Cúpula está reunindo representantes dos oitos países que têm a Amazônia presente em seu território: além do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela estarão debatendo uma agenda comum em prol da região. Todos fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), único bloco socioambiental da América Latina.
O encontro terá como resultado a Declaração de Belém. O documento, que já está em processo, conterá análises sobre o desmatamento ilegal, combate ao crime organizado no território amazônico e estratégias de produções sustentáveis.