Comissão de Segurança Pública da OAB Pará toma posse para mandato 2025-2027
Em Belém, solenidade foi prestigiada pelos 40 novos membros entre diretores, membros efetivos e consultores
A Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Pará) empossou, no final da tarde desta terça-feira (21/01), a diretoria da Comissão de Segurança Pública, para o mandato 2025-2027, que acompanha o triênio da nova gestão do presidente da OAB Pará, Sávio Barreto. A solenidade de posse foi prestigiada por advogados no plenário da sede da OAB, na Praça Barão do Rio Branco, no bairro da Campina, em Belém.
VEJA MAIS
A Comissão de Segurança Pública tem como missão investigar e recomendar ações para melhorar a área da segurança pública no território paraense. Tomaram posse, nesta terça-feira, os membros colaboradores, consultores e efetivos da Comissão, presidida pelo advogado criminalista Ivanildo Ferreira Alves.
Ivanildo Alves tem ampla experiência na área da segurança pública, pois além da atuação como advogado criminalista, ele é capitão da reserva da Polícia Militar, e professor de direito penal e processo penal na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade da Amazônia (Unama).
O advogado Luiz Araújo destacou, logo após a posse, que os advogados estão empenhados em colaborar com a área da segurança pública, no âmbito da Comissão. "Nós estaremos atentos para receber todas as demandas da sociedade civil relativas ao tema segurança pública e também todas as demandas da advocacia paraense. Queremos debater e reunir as proposições e as deliberações para cobrar providências, no Estado, o detentor da competência e titularidade no poder público", afirmou.
Luiz Araújo acrescentou que, entre as principais medidas iniciais da Comissão, nas próximas semanas, os membros da Comissão querem realizar visitas institucionais aos órgãos ligados à segurança pública. "Vamos enviar ofícios a todos os órgãos solicitando dados secundários sobre os indicadores de criminalidade e as ações efetivas que concernem o plano de ação de segurança pública do Pará, considerando os órgãos vinculados à segurança estadual, federal e também a nível municipal", afirmou o advogado.
Diretoria e Membros efetivos
Além da presidência, a Comissão vai ter a atuação do vice-presidente, Ivan Moares Júnior, e da secretária, Stephanie Peixoto; também, integram a Comissão sete coordenadores temáticos: Viviane Neves (Administração Penitenciária), Carlos Felipe Alves (Polícia Civil), Alexandre Paiva (Polícia Federal), Marcelino Vieira (Polícia Militar), Luís Silva (Movimentos Sociais), Luiz Araújo (Comitê de Segurança Pública) e Larissa Miranda (Perícias).
A Comissão terá a atuação, ainda, de cinco consultores: a exemplo do jornalista Wesley Costa e do advogado criminalista Humberto Boulhosa, além de quatro professores da pós-graduação em segurança pública da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Sobre a atuação enquanto consultor da Comissão, o jornalista Wesley Costa disse que foi convidado pelo presidente Ivanildo Costa, e quer contribuir com a experiência jornalística que detém por acompanhar diariamente o trabalho dos agentes de segurança em Belém.
“A Comissão vai debater temas relevantes, quero participar das reuniões, a intenção é contribuir com esse trabalho aqui e levar para o Consep, que é o Conselho Estadual de Segurança Pública”, afirmou Wesley.