Bolsonaro réu: políticos do Pará reagem à decisão do STF sobre tentativa de golpe
Aliados acusam perseguição, enquanto oposição comemora responsabilização do ex-presidente
A decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado provocou reações imediatas entre os políticos do Pará nesta quarta-feira (26). De um lado, aliados classificaram o julgamento como uma perseguição política; do outro, adversários celebraram o avanço das investigações e o que consideram um passo importante pela responsabilização dos ataques à democracia.
Entre os aliados do ex-presidente, o deputado federal Éder Mauro (PL), presidente do partido no Pará, afirmou em publicação nas redes sociais que a decisão do STF “é uma tentativa clara de manipular a democracia”. Segundo ele, “uma eleição sem Bolsonaro é um golpe contra a vontade do povo de direita do Brasil”.
O deputado estadual Rogério Barra (PL-PA), filho de Éder Mauro, fez uma publicação compartilhada com o pai, declarando: “Eleição sem Bolsonaro é golpe!”.
Já o vereador Zezinho Lima (PL) publicou uma montagem com duas fotos de Bolsonaro – uma em um leito hospitalar e outra em pé, olhando o horizonte –, acompanhadas da legenda: “Já foi um por todos, agora somos todos por um. Todos pelo capitão!!! Doa a quem doer!”.
VEJA MAIS:
Oposição comemora decisão do STF
Enquanto isso, parlamentares da oposição no Pará comemoraram a decisão do Supremo. O deputado federal Airton Faleiro (PT) publicou em seu perfil no Instagram: “Cada vez mais perto da prisão! STF acaba de decidir que é #BolsonaroRéu!”.
O deputado estadual, Carlos Bordalo (PT-PA), publicou já no início da noite a declaração: “Voltando para Belém, após reuniões com comunidades tradicionais em Barcarena e agora com sinal de internet, me atualizo das novidades do STF. Grande dia!”, acrescida da hashtag #SemAnistiaPraGolpista.
A vereadora Marinor Brito (PSOL), por sua vez, celebrou: “Bolsonaro e seus capangas são oficialmente réus por tentativa de golpe de Estado! Grande dia!”.
Em nota publicada nas redes, o perfil oficial do PT no Pará afirmou: “A quadrilha que atentou contra a nossa democracia agora responde oficialmente na Justiça. Os crimes são graves e bem conhecidos: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa. [...] Bolsonaro cometeu crimes contra a democracia e será responsabilizado. A Justiça está sendo feita!”
A Redação Integrada de O Liberal segue acompanhando a repercussão no cenário político paraense e trará atualizações com novas manifestações de parlamentares.