Advogado de Lula na Lava Jato, Zanin é empossado ministro do STF nesta quinta

Cerca de 350 pessoas foram convidadas, entre elas amigos e familiares de Zanin e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O Liberal
fonte

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski ter se aposentado em abril, compulsoriamente, ao completar 75 anos, o advogado Cristiano Zanin assume sua cadeira na Corte. Ele toma posse nesta quinta-feira (3) no cargo de ministro, em cerimônia prevista para as 16h.

VEJA MAIS:

image Zanin define nomes para gabinete a poucos dias de assumir vaga no STF
O ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Lava Jato poderá nomear 36 pessoas, das quais 30 são de livre escolha

image DOU publica nomeação de Cristiano Zanin como ministro do STF
Após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele teve o nome aprovado pelo Senado Federal no dia 21 de junho.

image 'STF não tem o papel de legislar', diz Cristiano Zanin, aprovado no Senado e CCJ

Cerca de 350 pessoas foram convidadas, entre elas amigos e familiares de Zanin, além de ministros do governo federal, parlamentares e autoridades do Judiciário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou presença no evento. Zanin foi advogado do chefe do Executivo no caso Lava Jato.

Evento

A cerimônia deve durar cerca de 15 minutos. A sessão será aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber, e, após a execução do Hino Nacional, Zanin será conduzido ao Plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo no tribunal, respectivamente.

Em seguida, o novo ministro prestará juramento de cumprir a Constituição e assinará o termo de posse. Não há previsão de discurso. Após o encerramento da sessão, Zanin receberá os cumprimentos dos convidados em outro salão do tribunal. Ainda será oferecido um coquetel, à noite, por associações de magistrados. O evento será realizado em um salão de festas.

Perfil

Indicado por Lula ao cargo no Supremo, Zanin foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e no Plenário da Casa. Ele atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.

O novo ministro nasceu em Piracicaba e tem 47 anos. É formado em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, tem três filhos. Ele poderá permanecer na Corte por 27 anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA