Telhado de centro de assistência da prefeitura desaba em Ananindeua
Segundo os bombeiros, toda a estrutura do local ficou comprometida
O telhado do antigo prédio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) na Cidade Nova 6, em Ananindeua, região metropolitana de Belém, desabou no início da manhã desta sexta-feira (4). Segundo o corpo de bombeiros, a estrutura do prédio ficou comprometida. Ninguém ficou ferido.
O desabamento ocorreu por volta das 7h. Cerca de três horas depois, o Corpo de Bombeiros foi acionado. "Fizemos o isolamento do local, houve o desabamento do telhado, só que comprometeu a estrutura do prédio, parte das paredes laterais. Quando aconteceu, não havia ninguém no local", explicou o capitão Aluís, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).
Ainda de acordo com o capitão, a prefeitura acionou o secretário de obras, Paulo Macêdo, e a equipe de engenharia dele vai desmanchar o restante do telhado e realizar uma reforma. "A reforma é necessária, uma vez que a estrutura do local ficou bastante comprometida", afirmou o capítão bombeiro.
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) de Ananindeua informou, em nota enviada à reportagem, que o desabamento da manhã desta sexta atingiu o telhado do antigo prédio do CRAS, do Complexo do VI. "Ele desabou por volta das 7h30, sem consequências graves", disse a prefeitura. Segundo a prefeitura, por conta da pandemia, os atendimentos presenciais estavam suspensos, e os funcionários estavam trabalhando em regime de revezamento.
Entretanto, cartazes fixados no portão do local informam que, por conta do desabamento, os atendimentos foram transferidos para outra unidade. "Informamos que devido ao ocorrido, o atendimento está suspenso por tempo indeterminado. As atividades serão direcionadas ao CREAS I da Cidade Nova (próximo à praça da Bíblia), através de agendamento pelo telefone 98534-1199. Ressaltamos que as atividades de forma online serão mantidas", dizem os comunicados.
Prédio teria expediente esta sexta
Em nova nota, encaminhada à redação no início da tarde desta sexta-feira (4), a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) da Prefeitura de Ananindeua reiterou que o acidente "aconteceu em um prédio que já existia de outras gestões e não o novo prédio, como estão divulgando".
A Semcat detalhou ainda o caso, dizendo que "faz questão de esclarecer que o CRAS onde ocorreu o acidente estava atendendo no novo normal (com atividades on line). E que apenas funcionários que não fazem parte do quadro de risco da covid-19, trabalhavam no espaço, com o planejamento das atividades e esclarecimentos dos usuários através de ligações".
Segundo diz a Prefeitura Municipal de Ananindeua, o prédio anexo do CRAS, construído recentemente, não foi atingido.
"O desabamento do telhado ocorreu nesta sexta feira (4), às 7h30 da manhã, e o expediente dos funcionários ainda não havia começado. Nesta terça-feira (8) de setembro, a reforma do CRAS será iniciada para garantir a entrega da unidade o mais rápido possível para a população", disse ainda a prefeitura.
Segundo informou mais uma vez a administração municipal de Ananindeua, os serviços que eram atendidos pelo CRAS do Complexo VI estarão momentaneanente no CREAS I, localizado em frente a Praça da Bíblia, através de agendamento no número 98406-1969.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA