Reportagem desmente suposta confusão na UPA da Marambaia após boatos de morte na unidade
Mensagens falsas citavam tentativa de invasão após mentirem sobre morte por covid-19
A redação integrada de O Liberal desmentiu no fim da manhã deste domingo (19) a informação de que uma suposta confusão estaria ocorrendo, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) da Marambaia, na rua Maravalho Belo, após uma possível morte por covid-19.
Partilhadas em redes sociais, informações indicavam que uma pessoa supostamente teria morrido na unidade com sintomas do quadro agravado pelo coronavírus. O boato dizia ainda que, por motivos ainda desconhecidos, os familiares teriam ficado revoltados e queriam invadir o prédio da UPA.
Essa informação chegou a ser publicada pelo portal O Liberal por volta das 11h46, quando a redação começou a checar a situação, alertando para o fato de que os relatos ainda estavam sob checagem. As mensagens diziam ainda que, após um princípio de tumulto, a direção da unidade teria acionado a Polícia Militar e até a Guarda Municipal para conter os ânimos no local.
Tumuto foi desmentido
A redação integrada de O Liberal esteve na unidade da Marambaia ao fim da manhã deste domingo e constatou que a informação era incorreta: não houve mortes na unidade neste domingo e tampouco tumulto. A aglomeração que se forma à porta da UPA é motivada pela grande procura de familiares de paciente que estão em atendimento na UPA. Muitos deles com suspeitas de quadros de covid-19.
A triagem para entrada na unidade e o procedimento de afastamento entre pacientes na fila, à porta da UPA, faz com que haja aglomerações, mas sem maiores ocorrências, apurou a reportagem, com a ajuda do fotógrafo Akira Onuma.
Prefeitura nega morte e divulga contatos
A redação integrada de O Liberal entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Belém para ter mais esclarecimentos sobre a situação e comentar os boatos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) esclareceu que a denúncia "não procede" e confirmou que "não houve óbito por covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento da Marambaia neste domingo (19), nem registro de tumulto ou acionamento da Polícia Militar".
A Sesma ressaltou que o momento é de "responsabilidade com as informações" e pediu que a população "não fomente fake news e procure os órgãos oficiais para esclarecimento", como a rede social da prefeitura no Instagram e o prrfil do poder municipal no Facebook, ou ainda pelo telefone da central de atendimento (91) 3184-6110.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA