Polícia prende mais um acusado de provocar queimadas e desmatamentos em São Félix do Xingu
Genro de João Batista foi preso em agosto, mas irmão, acusado do mesmo crime, segue foragido
Policiais civis prenderam, na manhã deste domingo (15), João Batista Rodrigues Jaime, indiciado por envolvimento em queimadas e no desmatamento ilegal em área de proteção ambiental, na região da Fazenda Ouro Verde em São Félix do Xingu, no Sul do Pará.
A prisão foi realizada por uma equipe de policiais civis liderados pelo delegado José Carlos Rodrigues, superintendente da Polícia Civil na região do Alto Xingu. João Batista estava foragido desde o mês passado, quando teve o mandado de prisão decretado pela Justiça em razão dos crimes ambientais.
Além de João Batista, tiveram os mandados de prisão decretados pela autoria dos mesmos crimes os irmãos José Brasil de Oliveira e Geraldo Daniel de Oliveira. José Brasil foi preso em 29 de agosto, em Goiânia (GO), durante a operação denominada Labaredas, por policiais civis do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) de Redenção (PA). Geraldo permanece foragido.
Além da decretação das prisões, a juíza Tainá Monteiro da Costa, da Comarca de São Félix do Xingu, autorizou ainda “a busca e apreensão pessoal dos representados, inclusive dos aparelhos celulares encontrados em poder destes no momento do cumprimento do mandado de prisão, bem como acesso às conversas e dados constantes nos aparelhos apreendidos”. Com o cumprimento dos mandados de prisão, a juíza autorizou, desde já, a transferência dos custodiados para a casa penal pertinente.
Os três respondem pelos crimes de dano em área de proteção ambiental, poluição ambiental, promover queimadas e associação criminosa. João Batista foi localizado na área rural da Fazenda Ouro Verde e depois foi conduzido para a sede da Polícia Civil no município de São Felix do Xingu. As investigações continuam para prender o foragido e identificar outros envolvidos nos crimes ambientais na região.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA