Polícia Federal prende homem em Belém por fraude na Previdência Social
Vários itens foram apreendidos com o suspeito, investigado por crimes contra a previdência que podem resultar em penas de 6 anos de prisão
Um homem investigado por fraudes previdenciárias, em Belém, foi preso pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (23). Ele foi alvo da operação "Verticilo". Os agentes cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal na capital. Foram apreendidos celular, documentos e materiais que tem relação com os crimes investigados. O nome da operação remete a um tipo fundamental de impressão digital, que foi detectado nos benefícios fraudulentos: o verticilo.
A ação é resultado de um trabalho conjunto da Delegacia de Crimes Previdenciários e do Núcleo de Identificação da PF do Pará. Outro mandado cumprido pelos agentes foi o de sequestro de bens do suspeito. O montante dos prejuízos causados pelo criminoso não foi divulgado e essa medida tem o objetivo de garantir reparação ao cofres públicos.
"Em relação à investigação, a polícia chegou até o investigado por meio de técnicas investigativas e de laudo de perícia papiloscópica em documento, como resultado de confronto papiloscópico realizado no AFIS (sistema de identificação de digitais). Os crimes investigados envolvem falsidade ideológica, falsificação de documento que possuem pena que podem chegar a seis anos de reclusão", informa a PF, em nota.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA