Polícia Civil abre inquérito para investigar excessos no Paracuri
Operação Diataxi resultou em dois mortos: um trabalhava como tirador de barro em Icoaraci
A Polícia Civil informou informou nesta sexta-feira (23) que já instaurou inquérito para apurar a operação da Polícia Militar ocorrida na manhã de quinta-feira (23), nos bairros do Tapanã e Paracuri, em Belém, que resultou em baleamentos, mortes e prisões. Ainda segundo a Polícia Civil, o procedimento é padrão em casos de mortes decorrentes de intervenção policial.
A ação policial ganhou repercussão pelo fato de dentre os mortos na Operação Diataxi 7 da PM - que visava intensificar o enfrentamento ao tráfico de drogas na capital – esteve Osmair Monteiro, 42 anos, conhecido como "Gitão", que trabalhava no Paracuri I como barreiro, atividade de coleta de argila para preparação do artesanato feito em Icoaraci. O crime revoltou e indignou a comunidade do Paracuri, que realizou atos de protesto pedindo justiça pela morte do trabalhador.
De acordo com o levantamento da Polícia Civil, três pessoas foram baleadas na ação. Duas delas ainda estão internadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci e outra morreu no local da operação policial. “Para apurar os fatos, foi solicitada a perícia de necropsia do corpo ao IML e recolhimento de armas da PM para passarem por perícia”, disse a polícia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA