PMs imobilizam mulher trans e apontam arma na Terra Firme, em Belém
Em nota, a instituição informou que apurava uma denúncia de tráfico de drogas e, durante o atendimento da ocorrência, uma pessoa teria tentado puxar a arma dos agentes. A Polícia Civil investiga o caso
Um vídeo que circula nas redes sociais, pelo menos, desde o último sábado (9) mostra o momento em que uma mulher trans é imobilizada por policiais militares, no bairro da Terra Firme, em Belém. Não há detalhes sobre quando exatamente o caso ocorreu. Um homem que aparece nas imagens também foi alvo dos agentes. Ele foi detido e colocado dentro de uma viatura da PM. Em nota, a instituição informou que apurava uma denúncia de tráfico de drogas e, durante o atendimento da ocorrência, uma pessoa teria tentado puxar a arma dos agentes. A Polícia Civil investiga o caso.
Na gravação, a mulher aparece jogada ao chão, enquanto dois PMs tentam algemá-la. Eles se jogam em cima da mulher para contê-la e, ao mesmo tempo, chegam a apontar uma arma na direção da jovem e da população que acompanhava tudo.
VEJA MAIS
Moradores da área se aproximam e pedem para que os demais vizinhos registrem o suposto abuso policial. “Filma! Filma! Não faz isso, p****! Olha o que ele [policial] está fazendo nela. Está colocando o joelho nela. Ele vai matar ela. Ela é moradora, trabalhadora. Algema, mas não faz isso com ela”, pediram os moradores.
Em nota enviada à reportagem de O Liberal, a Polícia Militar informou que “um grupo foi abordado por equipes do 37° BPM durante apuração de denúncia por tráfico de drogas”. “Durante a ação, uma pessoa tentou puxar a arma de um dos agentes. Foi necessário uso de força para controlar a situação. Duas pessoas foram apresentadas na Delegacia de São Brás”, comunicou a PM.
Já a Polícia Civil informou que “um casal foi autuado pelo crime de desacato”. “Um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi instaurado pela Seccional de São Brás, que apura o caso”, disse.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA