Plano de facções criminosas era repetir no Pará ataques similares aos ocorridos no Ceará, diz Susipe
Segundo Jarbas Vasconcelos, transferência frustrou motim, ataques simultâneos a locais públicos e assassinatos de policiais
O secretário extraordinário para assuntos penitenciários, Jarbas Vasconcelos, confirmou nesta sexta-feira (21), em entrevista ao Jornal Liberal 1ª edição, que presos ligados a facções criminosas pretendiam impor a Belém ataques similares aos ocorridos contra Fortaleza (CE) neste início de 2019. Uma transferência de 30 detentos para presídios federais, realizada nesta manhã, é parte de uma série de ações que frustraram também um motim que seria realizado no Complexo de Americano, em Santa Izabel, durante o feriado de Corpus Christi. Ataques simultâneos a locais públicos e assassinatos de policiais militares também estavam nos planos dos criminosos, confirmou a Susipe.
LEIA MAIS:
- Pará já tem o maior número de detentos transferidos para presídios federais
- Susipe divulga lista dos líderes de facções transferidos para presídios federais
- Pará transfere 30 presos de lideranças de facções criminosas para presídios federais
- Túnel que seria usado em fuga é encontrado durante revista no CRRP I
ATAQUES E ASSASSINATOS
Segundo o titular da Susipe, o plano dos presos tranferidos, ligados a duas grandes facções criminosas, uma delas o Comando Vermelho, era repetir no Pará algo semelhante ao ocorrido no Ceará, em janeiro deste ano, quando foram registrados mais de 150 ataques a presídios, prédios públicos e bancos. "[Seria] um ataque que deixaria em pânico a nossa população como deixou a do Ceará. Com essa transferência esperamos isso esteja superado. Esses 30 [transferidos], livres, são os que mandam matar policiais e fazer as execuções mais bárbaras que a gente assiste, lamentavelmente, no nosso cotidiano".
A partir das informações obtidas pelo serviço de inteligência da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado Pará (Susipe), a operação foi montada para debelar as ações do grupo. Confira a lista dos 30 presos transferidos.
REVISTAS
Entre segunda (17) e terça-feira (18) uma série de revistas foi realizada em unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém (RMB). Em uma delas, na segunda-feira, foi descoberto um túnel de 30 metros e sete metros de profundidade no pavilhão 5 do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), em Santa Izabel.
Segundo a superintendência, o túnel seria usado para a fuga de pelo menos 400 presos. Veja imagens abaixo.
Durante a revista foram encontrados 68 aparelhos celulares, 86 carregadores, 104 estoques, 500 g de maconha, 4 serras, 3 terezas (cordas), 2 máquinas de fazer tatuagem, 8 baterias, 2 grills e 26 fones de ouvido, 22 chips, 1 computador, 1 impressora e outros itens proibidos. Na ocasião, houve transferência de presos classificados como lideranças dentro do cárcere. Outros 32 detentos também foram encaminhados para isolamento, segundo a Susipe.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA