logo jornal amazonia

PF prende homem suspeito de participar em garimpo ilegal de São Félix do Xingu

Os agentes federais encontraram uma escavadeira hidráulica, mercúrio, arma, munições, uma camionete e uma moto durante o andamento da ação

O Liberal
fonte

A Polícia Federal (PF) prendeu um homem, que não teve a identidade revelada, suspeito de atuar em um garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó, localizada na cidade de São Félix do Xingu, região sudeste do Pará. A prisão ocorreu no último sábado (17), mas as informações só vieram a ser divulgadas pela PF na segunda-feira (19). Além da prisão do suspeito, os policiais federais apreenderam uma escavadeira hidráulica, mercúrio, arma, munições, uma caminhonete e uma moto. 

VEJA MAIS 

image Três garimpos são fechados pela Polícia Federal em terra indígena do Pará
Ação "Sonho Distante" ocorreu dentro da força-tarefa da operação "Guardiões do Bioma", em São Félix do Xingu, dentro do território da etnia Kayapó

image PF apreende aeronave que transportava ouro ilegalmente da Terra Indígena Kayapó, no sul do Pará
A ação é parte da Operação "Rota T.I", que visa combater o transporte de materiais ilícitos proveniente de garimpos clandestinos. Piloto foi preso em flagrante

image ​Comando Militar do Norte desmonta garimpo ilegal e apreende equipamentos no Oiapoque
Ninguém foi encontrado trabalhando, porém o local apresentava características de estar ativo pela aparência das escavações e materiais utilizados

A ação iniciou por meio de operação, que contou com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), visando combater a a extração ilegal de minérios e crimes ambientais no local. Por conta da chuva, a incursão por via terrestre ficou impossibilitada, deixando a estrada intrafegável e prejudicando as equipes da PF no andamento da ação. No entanto, na metade do trajeto, uma caminhonete que estava atolada e supostamente era utilizada no garimpo ilegal, foi avistada pelos agentes. 

O veículo transportava uma moto tipo cross, apetrechos usados para manutenção de escavadeiras hidráulicas, dois frascos de mercúrio metálico e uma pistola calibre 22, carregada com 15 munições. Documentações que indicavam a atuação na atividade de garimpo foram localizadas dentro do automóvel. 

O condutor da caminhonete foi encontrado e preso em flagrante. Ele teve os bens apreendidos. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Redenção, também no sudeste do Estado, local onde foi autuado por crimes contra o meio ambiente e invasão de terras da União. As penas, somadas, podem chegar a 8 anos de prisão. O homem está sendo investigado por sua participação na extração ilegal de minério de ouro na Terra Indígena Kayapó, podendo responder por usurpação de bens da União e extração de recursos naturais sem autorização.

No retorno das equipes, ainda houve a apreensão de uma escavadeira hidráulica, que estava no limite da Terra Indígena, com sinais de que a máquina havia sido retirada recentemente da área. 

Sobre a operação da PF

A PF de Redenção e o Ministério Público Federal da mesma cidade tinham recebido denúncias, sobre a reativação das atividades minerárias ilegais em um garimpo clandestino de ouro em uma área isolada da Terra Indígena Kayapó, a cerca de 160 quilômetros da cidade de São Félix do Xingu, que já havia sido fechado no mês de maio deste ano em outra operação da Polícia Federal.

A retomada das atividades minerárias ilegais estaria gerando descontentamento entre os indígenas das aldeias próximas, havendo risco de intervenção dos indígenas e confronto com os garimpeiros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA