logo jornal amazonia

PF apreende armas e munições durante ação contra garimpo ilegal em Terra Indígena no Pará

Entre o material apreendido estão um fuzil, quatro quilos de mercúrio e uma antena de internet via satélite; combustível, embarcações e dragas foram destruídos pela Funai.

Gabi Gutierrez
fonte

Em uma operação de combate ao garimpo ilegal realizada nesta sexta-feira (11), a Polícia Federal, em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), apreendeu armamentos, munições, mercúrio e destruiu equipamentos na Terra Indígena Kayapó, localizada no município de Ourilândia do Norte, no sul do Pará.

A ação ocorreu durante uma fiscalização no rio Fresco, um dos principais afluentes do rio Xingu, que cruza a Terra Indígena e vem sofrendo com os impactos da atividade ilegal, como a poluição por mercúrio e a turbidez da água causada pela movimentação das dragas.

A PF encontrou quatro quilos de mercúrio, maquinário pesado, embarcações, peças para dragas e até uma antena de internet via satélite, utilizada para facilitar a comunicação no interior da floresta. Foram apreendidas, aproximadamente, 200 munições de diversos calibres (.556, 9mm, .38, .22, 20 e 28) e seis armas de fogo, incluindo um fuzil calibre .556.

VEJA MAIS

image PF prende cinco pessoas por garimpo ilegal em terra indígena Kayapó
A Justiça Federal determinou o sequestro de mais de R$ 150 milhões dos envolvidos e a suspensão das atividades de duas entidades


image PF realiza operação contra grupo suspeito de extrair e vender ouro da Terra Indígena Kayapó, no Pará
Segundo a Polícia Federal, os movimentando mais de R$ 30 milhões com a comercialização ilegal do ouro


image PF fecha dois garimpos clandestinos de ouro em Ourilândia do Norte
Apesar de não ter tido prisões nos garimpos, uma pessoa foi detida durante as ações

Em outro ponto, uma draga ainda estava em fase de montagem. As pessoas localizadas nesse local foram ouvidas e liberadas. A Funai inutilizou cerca de dois mil litros de combustível, além de motores e veículos utilizados para a extração ilegal de ouro.

A operação reforça o combate aos danos ambientais causados pelo garimpo, especialmente o despejo de mercúrio, que torna as águas do rio barrentas e altamente tóxicas, afetando a fauna, a flora e as comunidades indígenas da região.

Mais informações ou denúncias podem ser enviadas à Polícia Federal pelo telefone (91) 98393-0775 ou pelo e-mail cs.srpa@pf.gov.br.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA