PF apreende armas e munições durante ação contra garimpo ilegal em Terra Indígena no Pará
Entre o material apreendido estão um fuzil, quatro quilos de mercúrio e uma antena de internet via satélite; combustível, embarcações e dragas foram destruídos pela Funai.

Em uma operação de combate ao garimpo ilegal realizada nesta sexta-feira (11), a Polícia Federal, em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), apreendeu armamentos, munições, mercúrio e destruiu equipamentos na Terra Indígena Kayapó, localizada no município de Ourilândia do Norte, no sul do Pará.
A ação ocorreu durante uma fiscalização no rio Fresco, um dos principais afluentes do rio Xingu, que cruza a Terra Indígena e vem sofrendo com os impactos da atividade ilegal, como a poluição por mercúrio e a turbidez da água causada pela movimentação das dragas.
A PF encontrou quatro quilos de mercúrio, maquinário pesado, embarcações, peças para dragas e até uma antena de internet via satélite, utilizada para facilitar a comunicação no interior da floresta. Foram apreendidas, aproximadamente, 200 munições de diversos calibres (.556, 9mm, .38, .22, 20 e 28) e seis armas de fogo, incluindo um fuzil calibre .556.
VEJA MAIS
Em outro ponto, uma draga ainda estava em fase de montagem. As pessoas localizadas nesse local foram ouvidas e liberadas. A Funai inutilizou cerca de dois mil litros de combustível, além de motores e veículos utilizados para a extração ilegal de ouro.
A operação reforça o combate aos danos ambientais causados pelo garimpo, especialmente o despejo de mercúrio, que torna as águas do rio barrentas e altamente tóxicas, afetando a fauna, a flora e as comunidades indígenas da região.
Mais informações ou denúncias podem ser enviadas à Polícia Federal pelo telefone (91) 98393-0775 ou pelo e-mail cs.srpa@pf.gov.br.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA