Pará ganha 50 totens de segurança; saiba como funcionam
Os equipamentos serão distribuídos em Belém, Ananindeua, Altamira, Marabá e Santarém
A Região Metropolitana de Belém recebe, na quarta-feira (21), 50 totens de videomonitoramento da segurança pública. Os equipamentos serão distribuídos na cidade de Belém, além das cidades de Ananindeua (região metropolitana), Altamira, Marabá e Santarém.
A iniciativa integra o projeto "Cidades Inteligentes", que visa potencializar as ações preventivas de segurança pública, com o uso intensivo de tecnologia, incluindo recursos de inteligência artificial. O ato de lançamento será presidido pelo governador Helder Barbalho, juntamente com os demais gestores da segurança pública do Pará e vai ocorrer na praça Princesa Isabel, na avenida Alcindo Cacela, às 10h.
VEJA MAIS
Os equipamentos serão distribuídos da seguinte forma: 14 totens na capital Belém, 12 em Ananindeua e mais 24 entre os municípios de Marabá, Altamira e Santarém, totalizando o investimento de R$ 9.399.456,00 por ano com a prestação de serviços.
Como funcionam os totens de segurança instalados em Belém e no interior do Pará?
Os totens estão instalados em pontos estratégicos das cidades contempladas conjugando os critérios de maior visibilidade e circulação pública, para garantir mais agilidade nos chamados das ocorrências de urgência e emergência, além de facilitar a circulação de informações estratégicas para a área onde o equipamento está instalado.
O equipamento trabalha a visibilidade como recurso preventivo de segurança pública em pontos estratégicos, previamente selecionados, atendendo a necessidade da região. Ele pode ainda emitir alerta sonoro em situações emergenciais, permitindo à população contato direto com o Centro de Operações da Segup (Ciop).
Reforço da segurança
Na capital, um dos totens está localizado na avenida Almirante Barroso, no bairro de São Brás, nas proximidades do Terminal Rodoviário de Belém. Para o comerciante Patrício de Araújo, que tem uma banca de água na região, diz que o mecanismo pode ajudar a combater a criminalidade. "Eu sabia que era para fazer fiscalização, mas isso pode dar um pouco mais de segurança. Não resolve o problema, mas ameniza. Não é uma segurança 100%, mas ajuda a contribuir", conta ele, ao parabenizar a iniciativa.
Algumas pessoas que transitam pelo local e, até mesmo, quem tem comércios no trecho ainda têm algumas dúvidas sobre o funcionamento do equipamento, mas contam que a novidade veio em um bom momento. O comerciante José Cordeiro aponta que o local tem um grande fluxo de pessoas todos os dias e relata, ainda, que o equipamento de videomonitoramento traz tranquilidade à população.
Isso porque, segundo José, o equipamento traz mais agilidade aos chamados de urgência e emergência. Ainda de acordo com ele, é comum alguns assaltos e uso de drogas e o reforço da segurança pode repelir essas ocorrências na área, "Para nós, é muito bom. Traz uma segurança para nós. Melhorou muito para a gente depois disso aí [da instalação do totem]. Apesar de estar com 5 dias instalado, está bem melhor do que antes. A gente fica um pouco mais sossegado em trabalhar", destaca.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA