'Operação You' prende acusado de praticar crimes virtuais contra mulheres em Belém
Os crimes tiveram início em 2016. Mais de 10 vítimas foram identificadas durante as investigações da Polícia Civil.
Um homem acusado de praticar crimes virtuais contra mulheres foi preso, na manhã desta quinta-feira (29), pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Combate a Crimes contra Grupos Vulneráveis Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCV). Além da prisão preventiva, os agentes também cumpriram um mandado de busca e apreensão e quebra de sigilo telemático contra o acusado. A ação faz parte da "Operação You".
O suspeito, que não teve a identidade informada pelas autoridades policiais, é investigado pelos crimes de Falsa Identidade, Invasão de Dispositivo Informático, Divulgação de fotos íntimas e Constrangimento Ilegal contra mulheres. Segundo as investigações, mais de 10 vítimas foram identificadas. O trabalho policial se iniciou há cerca de seis meses e a maioria das mulheres são estudantes de uma instituição de ensino superior.
Os crimes tiveram início em 2016. Ainda conforme a PC, há indícios de que o homem alcançou um número grande de mulheres. Ele utilizava engenharia social para obter senhas de contas de e-mail e invadir drives e redes sociais com o objetivo de obter fotos e informações pessoais das vítimas, arquitetando uma rede criminosa, para fazer outras vítimas em seguida.
Titular da DCCV, a delegada Lua Figueiredo ressaltou a importância do cuidado durante interações virtuais com desconhecidos. "Reforçamos um alerta, pois em muitos casos as mulheres estão mais vulneráveis nas redes para esse tipo de crime. É necessário evitar qualquer troca de fotos íntimas pelas redes sociais, além de senhas. Às vezes, parece inofensivo fornecer uma senha de e-mail, porém, a partir dessa rede, eles podem ter acesso a todas as outras e obter informações pessoais para fins criminosos", declarou.
Durante a ação, nesta quinta-feira, foram apreendidos dois celulares, além de chips e um notebook. Os aparelhos serão periciados para auxiliar nas investigações. "Continuaremos as investigações a partir da oitiva, análise de todos os materiais apreendidos e da quebra do sigilo telemático, o que nos permitirá ter acesso aos conteúdos armazenados por ele", concluiu a titular da DCCV.
Após a prisão, o suspeito foi conduzido à unidade policial onde foi ouvido e, posteriormente, encaminhado ao sistema penitenciário. Ele já está à disposição da Justiça.
A ação contou com o apoio de peritos da Polícia Científica do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC).
Denúncia
Qualquer denúncia de vítimas de casos similares e de outros podem ser repassadas às autoridades por meio do Disque Denúncia 181 e do (91) 98115-9181 (mensagens via whatsapp). Atendimentos presenciais são feitos na Divisão Especializada, na Delegacia Geral de Polícia Civil, na avenida Governador Magalhães Barata, 209, no bairro de Nazaré, em Belém.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA