logo jornal amazonia

Policiais civis do Pará e São Paulo prendem suspeitos de organização criminosa

Criminosos davam golpes utilizando site com nome e CNPJ de uma grande empresa paraense

Vitória Reimão

Foram cumpridos quatro mandados de prisão por meio da "Operação HTML", que faz referência à linguagem para criação de sites. Além disso, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliares no município de Diadema, em São Paulo. A operação é da Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão de Combate a Crimes Contra Direitos Individuais Praticados Por Meios Cibernéticos (DCDI/DECCC), com o apoio do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE/SP) e do Setor de Investigações Gerais (SIG/SP).

VEJA MAIS

image Suspeito de roubar dados e se apropriar de contas bancárias é preso em Belém
As vítimas foram identificadas como membros do judiciário, médicos, empresários, atores e até celebridades

image PF prende, no Pará, um dos traficantes mais procurados do Brasil
Osmar Martins de Araújo tinha mandados de prisão por integrar organização criminosa (inclusive transnacional), traficar drogas dentro e fora do país e por lavagem de ativos

image Grupo é preso por esquema de imigração ilegal; R$26 milhões foram arrecadados pelo bando com viagens
Cerca de 250 brasileiros, incluindo crianças e adolescentes, realizaram viagens ilegais com o auxílio da organização criminosa

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário do Pará, na última sexta-feira (23). Os suspeitos são investigados pela prática de crimes de estelionato, falsa identidade e associação criminosa, por haver a criação de um site com nome e CNPJ de uma grande empresa paraense na categoria de acessórios automotivos

Eles aplicavam golpes de falsas vendas com a utilização do endereço eletrônico, até quando chegou uma cobrança para a empresa legítima sobre a entrega dos equipamentos vendidos. Por isso, a situação começou a ser investigada pela DCDI.

A operação iniciou e se encerrou no mesmo dia e houve a fuga de dois suspeitos no município de Diadema. Porém, com a utilização do monitoramento eletrônico, as equipes conseguiram localizar os homens e realizar as prisões no município de Praia Grande, também em São Paulo. Durante as ações, foi identificado que a associação criminosa praticou a mesma infração contra empresas do mesmo ramo em estados do Pará, Ceará, Bahia e Mato Grosso do Sul.

Os presos foram conduzidos à unidade policial onde se encontram à disposição do Poder Judiciário. Com os investigados, foram apreendidos dez aparelhos celulares, dois notebooks, cartões de crédito e maquinetas de cartão dos suspeitos. As investigações seguem para prender outras pessoas envolvidas na organização criminosa.

“A operação policial reforça o compromisso da Polícia Civil do Estado do Pará em coibir e diminuir a incidência das ações delituosas visando desarticular associações criminosas que atuam nessa prática delitiva”, destaca a delegada Vanessa Lee, titular da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC).

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, Coordenadora do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA