No Pará, 2.574 custodiados devem participar do Enem para pessoas privadas de liberdade
Oportunidade é vista pelos inscritos como uma chance de mudar de vida, diz Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap)
O Pará tem 2.574 pessoas privadas de liberdade inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem), segundo dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). No ano passado, o total foi de 1.707 inscritos. As provas desta edição do exame serão aplicadas no mês de janeiro de 2023.
O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) é um exame voltado para custodiados do Sistema Penal e de unidades socioeducativas que já concluíram o ensino médio. O objetivo é avaliar o desempenho desses estudantes, da mesma forma que um estudante comum, e dar a eles oportunidades de acesso ao ensino superior.
VEJA MAIS
Patrícia Sales, coordenadora de Educação Prisional da Seap, acredita que, no próximo ano, deve crescer o número de PPLs que deverão ingressar em uma faculdade. Ela atribui essa perspectiva ao suporte que os custodiados estão recebendo "para eles desenvolverem a faculdade em EAD (Educação a Distância)”.
“O que a gente percebe, após a mudança toda que ocorreu no sistema prisional, é que hoje os próprios internos procuram muito a ressocialização. E esse recorde se dá justamente por eles acreditarem que através da educação que eles vão conseguir mudar a vida deles”, afirma a coordenadora.
Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da SEAP, ressalta que a educação, enquanto política pública e assistência às pessoas privadas de liberdade, tem um caráter emancipador. Nesse sentido, defende, o Enem apresenta-se como uma perspectiva de futuro e, por isso, os custodiados são estimulados a se inscreverem.
“Eles sabem que tem a possibilidade de aprovação com o apoio dado pela SEAP. Entendemos que um curso superior abre portas e os afasta da criminalidade”, conclui Belchior.
As provas do Enem PPL estão marcadas para os dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA