logo jornal amazonia

​MPF recomenda reforço na segurança de indígenas em Novo Repartimento

Na quarta-feira (15), servidores públicos que atendem os indígenas Parakanã foram intimidados por homens encapuzados. Os indígenas também têm sido abordados dessa mesma forma, de acordo com o MPF

O Liberal
fonte

O Ministério Público Federal (MPF) enviou, nesta sexta-feira (17), recomendação ao secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, para que seja ampliada a segurança na região de Novo Repartimento, no sudeste do Pará.

Segundo informações encaminhadas ao MPF, na quarta-feira (15), servidores públicos que atendem os indígenas Parakanã foram intimidados por homens encapuzados. Os indígenas também têm sido abordados dessa mesma forma, de acordo com o MPF.

VEJA MAIS

image Novo Repartimento: inquérito sobre a morte de caçadores em reserva indígena segue para a fase final
O processo será remetido ao Ministério Público Federal (MPF), que poderá oferecer denúncia contra os investigados, para que eles sejam levados a julgamento

image Protesto interdita Transamazônica neste domingo (21)
Até o começo da noite, manifestação de moradores permanecia, em busca de justiça contra a morte de três jovens em abril

image Ministério da Justiça autoriza novo emprego da Força Nacional na reserva indígena Parakanã
A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), autorizando a medida, está publicada na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial da União

“Ameaças, atentados e tocaias contra esses povos originários vêm ocorrendo desde 2022, quando foram encontrados mortos três não indígenas na Terra Indígena Parakanã, conforme aponta o órgão ministerial, destacando que o poder público não tomou medidas para evitar a violência”, afirmou o MPF.

Medidas

O MPF recomendou o aumento do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública na região de Novo Repartimento, em quantidade condizente com as ameaças enfrentadas. Além disso, o órgão recomendou a fixação de base temporária na rodovia Transamazônica, no Posto de Apoio Taxaokoakwera, até que o risco de conflito seja debelado.

Recomendações

Recomendações são instrumentos do Ministério Público que servem para alertar agentes públicos sobre a necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou que possa levar a alguma irregularidade.

O não acatamento infundado de uma recomendação ou a insuficiência dos fundamentos apresentados para não acatá-la total ou parcialmente pode levar o Ministério Público a adotar medidas judiciais cabíveis.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA