logo jornal amazonia

Moradores protestam contra falta de água e energia elétrica em Canaã dos Carajás

A interrupção teria iniciado há cerca de quatro dias e tem gerado grandes transtornos para as pessoas da cidade

O Liberal
fonte

Vários moradores do município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, fizeram um protesto na noite da última segunda-feira (12/08) denunciando a falta de água e energia elétrica em alguns bairros do município. A população informou que passaram três dias sem luz, restabelecida na madrugada desta terça-feira (13/08), após o ato na rua Joaquim Onofre de Andrade, esquina com a Rua Castanheira, no bairro Vale Dourado. No entanto, as residências continuam sem água nas torneiras.

O protesto iniciou por volta de 21h e os moradores ficaram até 00h, já desta terça-feira, no local. Eles atearam fogo em pneus e galhos de árvores, colocados no meio da rua. Devido ao ato, o trânsito na área ficou interditado. A manicure Nelci dos Santos Moura Dias, moradora do bairro Parque dos Ipês, relata os transtornos que a população tem passado. Segundo ela, os moradores não sabiam mais o que fazer para que a energia elétrica retornasse. A luz, segundo Nelci, retornou por volta de 3h da manhã.

“Alguns bairros tinham luz, outros não. Um amigo que mora no bairro Alto Bonito estava sem luz na casa dele desde a semana passada. Ele veio aqui para minha casa com a esposa e os filhos para poderem dormir. Estragou tudo na geladeira dele, muita comida jogada fora porque não tinha energia. E essa luz só voltou depois do protesto, se não, ia continuar na escuridão”, contou a manicure.

De acordo com Nelci, apesar da luz retornar, a água continua interrompida. “Estamos há quase dois meses sem essa água. Até junho ela ainda caia durante a madrugada. A gente acordava e deixava tudo cheio para usar durante o dia. Mas agora não cai. Temos que chamar o caminhão pipa para abastecer aqui a nossa casa e a casa de trás, que é alugada. Então imagine como é ruim ficar duas casas sem água. Sem falar que a nossa conta de água ainda chega todos os meses e a gente tem que pagar”, diz a moradora.

O que diz a Equatorial?

Em nota divulgada na sexta-feira (16/8), a Equatorial Pará informou que o fornecimento de energia elétrica foi normalizado 100% às 7h55 de terça-feira (13/08), para parte dos bairros Vale Verde e Paraíso das Águas no município de Canaã dos Carajás.

"A qualidade do fornecimento estava comprometida devido a avaria de dois transformadores que atendem parte desses bairros. Para que os clientes não ficassem totalmente sem energia, as equipes técnicas realizaram manobras nas cargas dos circuitos que atendem outros bairros da cidade, ocasionando interrupções rápidas para interligação", diz um trecho do comunicado.

A Distribuidora orienta aos clientes, que por ventura estejam sem fornecimento de energia, que registrem uma ocorrência em seus canais de atendimento para que uma equipe possa ser direcionada para realizar o serviço: pelo 0800 091 0196, pelo aplicativo Equatorial Energia, ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200.

A Redação Integrada de O Liberal solicitou um posicionamento e aguarda um retorno do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) de Canaã dos Carajás.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA