logo jornal amazonia

Mais de 4 mil celulares são recuperados no Pará, informa a Polícia Civil

Na Região Metropolitana de Belém, PC localizou 2.043 aparelhos roubados ou furtados para entrega aos proprietários

O Liberal
fonte

Como resultado de trabalho de investigação, a Polícia Civil do Pará atingiu, em 2023, a marca de 4.115 celulares recuperados, ou seja, aparelhos que haviam sido furtados ou roubados na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado. Esse número é resultado de trabalho desenvolvido entre janeiro e dezembro do ano passado, e o valor dos aparelhos é superior a R$ 6,5 milhões, como informou a PC. Somente na RMB, 2.043 dispositivos que haviam sido subtraídos foram recuperados. Na comparação entre 2022 e 2023, houve aumento na recuperação de aparelhos celulares em todo o Pará. As delegacias de bairro e seccionais da RMB apresentaram 1.225 dispositivos, alcançado 60% de produtividade. Já as delegacias do interior recuperaram 1.039 aparelhos, alcançando 97% de rendimento em relação ao ano anterior.

VEJA MAIS

image Homem é preso e 17 celulares furtados que seriam vendidos em Belém são apreendidos
O suspeito estava em uma embarcação que passava pelo Marajó e foi autuado pela Polícia Civil

image Receita Federal apreende produtos avaliados em mais de R$ 72 mil no Aeroporto Internacional de Belém
Segundo a Receita, as mercadorias, que não possuem origem, são cinco celulares de última geração, displays de celulares, baterias, partes e peças, além de bolsas e roupas com suspeita de contrafação

image Operação Mobile recupera 35 celulares roubados em Marabá
Investigação continua para identificar envolvidos e responsabilizar possíveis receptadores

image App do governo para proteção de celulares ultrapassa 150 mil cadastros
A plataforma torna os dispositivos inutilizáveis depois do registro de ocorrência de roubo, furto ou perda.

Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, as recuperações e devoluções de aparelhos celulares representam uma das frentes investigativas da Polícia Civil, que durante várias operações conseguiu apreender os aparelhos e identificar os proprietários.

“Os dispositivos móveis são resgatados em várias operações conduzidas por nossas unidades policiais ao longo dos meses. Após a recuperação, realizamos uma série de investigações para identificar os proprietários, assegurando a devolução do bem que foi criminosamente retirado e reduzindo os danos causados à população”, informou o delegado-geral.

Empenho 

Para o delegado Daniel Castro, diretor de Polícia Metropolitana, destacam-se, entre as unidades policiais que se sobressaíram nas recuperações, a Central de Polícia Civil de São Brás, em Belém, com 159 aparelhos encontrados, e a Seccional da Cidade Nova, em Ananindeua, com 110.

“Durante todo o ano, nossos policiais atuaram diuturnamente em várias ações de polícia judiciária, e esse esforço incansável vai muito além de um simples indicador de produtividade: é o resultado do trabalho dos diretores na recuperação dos aparelhos ao longo de 2023". Além dos resultados em São Brás e Cidade Nova, em outras unidades da RMB foram instaurados procedimentos pelo delito de receptação, impactando em significativa redução de furtos e roubos, quebrando, assim, o ciclo do crime, uma vez que quem pratica o roubo não encontra compradores, como explicou o delegado Daniel.

A atuação da PC, por meio da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), também ganhou destaque com 2.072 aparelhos restituídos. “O êxito na recuperação de celulares é resultado de uma investigação cuidadosa, dedicada e exemplar”, pontuou o diretor da DPI, delegado Hennison Jacob.

Boletim de Ocorrência 

A Polícia Civil ressalta a relevância do registro do Boletim de Ocorrência (B.O.) como ponto de partida para as investigações dos roubos ou furtos de celulares. A denúncia pode ser feita presencialmente, em uma das delegacias espalhadas pela RMB, ou pela Delegacia Virtual da Polícia Civil (https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/#/).

Outra forma de denunciar é pelo alerta celular.pa.gov.br, ferramenta lançada pela Polícia Civil e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), que cadastra telefones celulares em um banco de dados virtual, auxiliando na recuperação do aparelho em casos de furto ou roubo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA