Mais 20 metros cúbicos de madeira ilegal apreendidos em Altamira
Carga não tinha documentação necessária e funcionário da empresa que vendeu a madeira tentou trazer documentos emitidos só na hora do flagrante
Uma carga de 20,28 metros cúbicos de madeira ilegal foi apreendida, na tarde desta terça-feira (26), em Altamira. O flagrante foi feito pela Polícia Rodoviária Federal, numa fiscalização no quilômetro 630, da rodovia BR-230 (Transamazônica). As apreensões desse tipo de material têm sido cada vez mais frequentes.
LEIA MAIS: Mais de 78 m³ de madeira ilegal apreendidos em Altamira. Apreensões frequentes preocupam a PRF
Eram aproximadamente 13h quando os agentes da PRF pararam um caminhão, que transportava madeira serrada do município de Altamira para o município de Quixadá, no Ceará. CE. Questionado, o condutor informou não possuir a documentação necessária para o transporte do produto.
A carga era de maçaranduba, sem nota fiscal e sem guia de transporte. Esses documentos são obrigatórios. Assim como é obrigatório que o transportador saiba o que está levando. A PRF alerta que qualquer caminhoneiro sem esses documentos, terá a carga e o caminhão apreendidos. Obviamente, prejuízo para a empresa também, que poderá ser investigada pela Polícia Civil e órgãos ambientais.
Momentos depois da apreensão, informa a PRF, um funcionário da empresa que efetivou a venda da madeira compareceu à unidade policial com a nota fiscal e a guia florestal. Porém, ambos os documentos foram emitidas uma hora após a abordagem, na tentativa de burlar a ação da PRF.
Diante dos crimes, a madeira e o caminhão foram apreendidos e encontram-se à disposição das autoridades competentes. O condutor assinou um termo circunstanciado de ocorrência e foi liberado em seguida, comprometendo-se a comparecer em juízo quando convocado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA