logo jornal amazonia

Lavrador de 67 anos é atacado por onça-pintada em Portel, no Marajó, neste domingo (7)

Vítima está com rosto desfigurado e aguarda transferência para hospital em Belém, segundo familiares

Valéria Nascimento
fonte

O lavrador Pedro Vaz Ferreira, de 67 anos de idade, foi atacado por uma onça-pintada na manhã deste domingo (7), por volta das 9h, na zona rural de Portel, no Marajó. A vítima está com o rosto desfigurado, teve os ossos da face quebrados e perdeu a visão no momento do ataque do mamífero carnívoro.

O trabalhador é assistido no hospital municipal Wilson da Mota Silveira, em Portel, desde às 11h, mas a família está preocupada com a intensa perda de sangue de Pedro. 

VEJA MAIS

image Richard Rasmussem denuncia morte e exibição de onça-preta como troféu por caçadores
O caçador que aparece nas imagens divulgadas pelo biólogo foi preso em flagrante

image Onça-parda é abatida e exposta por caçadores em vídeo no Ceará
Os acusados perseguiram e mataram o animal; um deles já foi identificado

O filho de Pedro Ferreira, Davi, de 32 anos, contou que ele, o pai e um irmão mais novo, Josué, de 25 anos, haviam saído para caçar em área de mata. Os dois não sofreram qualquer ataque do animal.

OSSOS QUEBRADOS E CEGO

"Nós estávamos os dois presentes, éramos os três na mata, somente ela atacou só ele. O ferimento mais grave está no rosto dele. Ela quebrou os ossos do rosto, o nariz, cegou ele. Ele perdeu a visão na mesma hora. Ela furou o olho dele com a unha dela, por isso, com tudo isso, é que a gente quer ver se a gente chega o mais rápido com ele, em Belém, amanhã (nesta segunda-feira, 8)", contou Davi, um dos cinco filhos de Pedro.

Conforme familiares de Pedro Ferreira, o hospital de Portel conseguiu leito e a transferência para Belém, por lancha, nesta segunda-feira (8), no entanto, eles temem que a demora no traslado à capital paraense, pelos rios, agrave o estado de saúde do idoso.

A Sespa também solicitou, em Belém, o número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) da vítima, mas a família demorou um pouco para informar em razão de o documento ter ficado retido na recepção do hospital, em Portel, que fechou no horário comercial. Por volta das 21h, o número foi informado à Sespa, que tentava a transferência do paciente para Belém. 

MORDIDAS FORTES

Segundo a literatura da medicina veterinária, a onça-pintada ou jaguar, cujo nome científico é Panthera onca, é o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão. Ela tem mandíbulas excepcionalmente fortes, apresentando as mais poderosas mordidas entre todos os grandes felinos, e é encontrada principalmente em ambientes de florestas tropicais.

A onça-pintada está fortemente associada à presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar, possuindo, em média, peso de 56 a 92 quilos, podendo chegar a 158 quilos, e comprimento variando de 1,12 a 1,85 m sem a cauda, que é relativamente curta. Fisicamente semelhante ao leopardo, dele se diferencia pelo padrão de manchas na pele e pelo maior tamanho. Existem indivíduos totalmente pretos, as chamadas panteras.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA