Guardas municipais prestam depoimentos por agressões a morador de rua em Belém
Polícia Civil ainda apura episódio ocorrido em fevereiro, na Praça da República
Prestaram depoimento esta terça-feira à Polícia Civil os guardas municipais da Prefeitura de Belém envolvidos no episódio de espancamento de um morador de rua na Praça da República, em 7 de fevereiro passado. Eles foram filmados por uma câmera de celular. Os agentes passaram toda a manhã na Seccional do bairro do Comércio.
LEIA MAIS: Prefeitura, Corregedoria e MP acompanham denúncias de agressões
No vídeo que registrou a ação. Um dos agentes derruba o homem e dispara um tiro no chão. Um quarto guarda chega por trás e dá um golpe de cassetete nas costas do rapaz. Após a divulgação do vídeo, Guarda Municipal e Polícia Civil iniciaram procedimento para apurar a conduta dos agentes. Mas, por enquanto, e como as apurações ainda estão em andamento, não se pode afirmar que houve, ou não, excesso na conduta dos guardas municipais.
"Ainda é prematuro a gente fazer qualquer avaliação do que ocorreu", disse o delegado Walter Rezende. Ele informou que os policiais civis vão analisar as imagens, ouvir os depoimentos das pessoas e, ao final do inquérito, chegar a uma conclusão. A Polícia Civil informou ainda que vai procurar o homem que foi agredido, que vive em situação de rua e seria usuário de drogas. A família dele já foi localizada.
O advogado de defesa, Ronan Nascimento, diz que a conduta dos guardas municipais foi correta. "A Guarda Municipal, a Polícia Militar e qualquer força tática têm um treinamento para atuar em situação de conflito. E utilizam o que a gente chama de uso progressivo da força. A abordagem não iniciou naquele momento da filmagem. A abordagem iniciou momentos antes, ainda dentro de um coreto na praça. Só que a gente não tem imagens do início da abordagem", afirmou.
Em nota emitida esta terça, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará (OAB-PA), que acompanha o caso, informou que as imagens exibidas são claras no sentido de que houve abuso de poder e lesão corporal contra o homem que mora em situação de rua.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA