CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Força Nacional terá permanência prorrogada na Terra Indígena Alto Rio Guamá

A determinação tem como objetivo garantir a preservação da ordem pública e a proteção das comunidades indígenas e do patrimônio local

O Liberal
fonte

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou, por meio da Portaria Nº 862/2025, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 24, a prorrogação da atuação da Força Nacional de Segurança Pública na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará. A medida, que estende o apoio por mais 90 dias, entre 29 de janeiro e 28 de abril de 2025, tem como objetivo garantir a preservação da ordem pública e a proteção das comunidades indígenas e do patrimônio local.

VEJA MAIS

image Governo federal autoriza envio da Força Nacional a Rondônia
Agentes vão ajudar a conter ataques criminosos no estado

image Força Tarefa prende membros de organização criminosa nacional
Operação Manzuá cumpriu 13 mandados em diversas cidades do Pará

Localizada nos municípios paraenses de Santa Luzia do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas, a Terra Indígena Alto Rio Guamá abrange uma área de 280 mil hectares e é habitada por cerca de 2,5 mil indígenas,​ das etnias Tembé, Timbira e Ka’apor. Reconhecida em 1945, a homologação da TI ocorreu apenas em 1993, tornando-se importante para a proteção dos povos originários da região.

A operação, realizada em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), prevê ações planejadas para a segurança das comunidades e a manutenção da ordem. O governo do estado deverá fornecer suporte logístico para a Força Nacional, enquanto o contingente a ser utilizado será definido pelo MJSP.

A mesma edição do Diário Oficial trouxe ainda a publicação da Portaria Nº 861/2025, que prorroga por 90 dias a atuação da Força Nacional em Foz do Iguaçu (PR), onde presta apoio ao Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF). Ambas as portarias foram assinadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA