Família acha filhote de gato-do-mato em Magalhães Barata e animal ganha nome de Rony; vídeo
Batalhão da Polícia Ambiental prestou homenagem ao conterrâneo, atacante do time do Palmeiras
Uma família de pequenos comerciantes, do município de Magalhães Barata, no nordeste do estado, trafegava por uma estrada local quando se deparou com um filhote de gato-do-mato-pequeno ou gato-maracajá-mirim, entre outros nomes dados ao mamífero da família dos felídeos (felidae).
O achado ocorreu nesta terça-feira (19), mas o episódio só foi divulgado nesta quarta-feira (20), pelo Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), que buscou o animal na residência da família e o trouxe para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em Belém.
De acordo com o Tenente PM Klauber, do BPA, a família de Magalhães Barata, que estava com o filhote, contou que trafegava pela estrada que liga a cidade a Marapanim, município também no nordeste estadual, quando o carro da frente atropelou os animais e não parou para socorrê-los.
"O comerciante nos disse que ele vinha atrás, desceu pra ver o que aconteceu e viu um gato em óbito, a mãe. Perto dele, estava o filhote. Ele o levou para casa em Magalhães Barata, fez contato com a Semas do município, que acionou o BPA", informou o Tenente PM Klauber.
O comandante PM Moura, do BPA enviou uma guarnição à casa da família e resgatou o animal. Na missão, estavam justamente o Tenente Klauber e o Sargento PM Silva Júnior. "O filhote foi entregue à Semas, em Belém, responsável pela avaliação veterinária e outras providências para o animal", afirmou o tenente.
Homenagem ao Rony do Palmeiras
A notícia do achado do gato-maracajá logo circulou pelas redes sociais de Magalhães Barata e não demorou que para que as pessoas começassem a chamar o filhote de Rony, em homenagem ao conterrâneo, jogador de futebol, Ronyelson da Silva Barbosa, mais conhecido apenas como Rony, atual atacante no Palmeiras.
Aos 27 anos, Rony ficou lisonjeado com a homenagem e até gravou um vídeo postado nas redes sociais, agradecendo ao pessoal de Magalhães Barata. "Tô passando para parabenizar à Polícia Ambiental do Pará pelo resgate que fizeram. Este gato lindo e maravilhoso que, eu fiquei sabendo, colocaram o nome dele de Rony. Quero parabenizar por salvarem a vida deste animal, valeu. Grande abraço, Deus abençoe todos aí", diz o jogador no vídeo publicado na internet.
Mais sobre o gato-do-mato-pequeno
Os nomes do bichano variam como gato-macambira, pintadinho, maracajá-mirim. Ele tem ocorrência na América Central e América do Sul, incluindo a região amazônica. Ele se parece com a jaguatirica e com o gato-maracajá. É tido como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), e a população está ameaçada pelo desmatamento e conversão de habitat em terras agrícolas.
O animal é um dos menores felinos selvagens da América do Sul, ele cresce até 38 a 59 centímetros (15 a 23 polegadas) de comprimento, sem contar a cauda. Embora seja um pouco mais longo do que o gato doméstico médio, é geralmente mais leve, pesando 1,5 a 3 quilos. A dieta dele é composta principalmente por mamíferos pequenos, incluindo cutias e pacas, mas também come aves e répteis, ovos e até gramíneas. Ele costuma espreitar a presa à distância e, uma vez dentro do alcance, ataca para capturar e matar.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA