Falso médico veterinário é preso em flagrante em Castanhal
O indiciado já possui ficha criminal por estelionato, uso de falsa documentação e exercício ilegal de medicina veterinária em Salinópolis
Um homem suspeito de ser falso médico veterinário foi preso em flagrante na quarta-feira (3), em Castanhal, nordeste do Pará. Segundo a Polícia Civil, ele foi autuado por falsidade ideológica, uso de documento falso e contravenção penal de exercício ilegal da profissão.
A ação foi realizada por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa). Os agentes informaram que o suspeito exercia ilegalmente a profissão e atuava em uma clínica situada no bairro Jaderlândia. Ao ser autuado, o indiciado ainda apresentou à equipe uma carteira digital do Conselho Federal de Medicina Veterinária e um carimbo médico, afirmando ser regularmente inscrito nos Conselhos Regionais de São Paulo e Minas Gerais. No documento dizia que o investigado teria concluído o curso em uma faculdade particular de Marabá, no ano de 2021. No entanto, as autoridades informaram que o homem teria usado um diploma falso para obter a licença dos conselhos.
“O diploma de conclusão de curso de uma faculdade particular de Belém, apesar de apresentar fortes indícios de falsificação, foi o que permitiu ao criminoso a obtenção da inscrição no Conselho Federal de Medicina Veterinária dos Estados de Minas Gerais e São Paulo”, explica Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil do Pará.
Ao contactar a universidade mencionada pelo suspeito, a instituição informou que a matrícula do homem foi cancelada por falta de pagamento, em maio de 2023, antes do início do curso. Além disso, nas investigações também foi apurado que o homem já foi preso em flagrante por estelionato, uso de falsa documentação e exercício ilegal de medicina veterinária no ano de 2020, em Salinópolis. O preso está à disposição do Poder Judiciário.
“Nesse caso, uma vez recebida a denúncia do Conselho Regional de Medicina Veterinária, parceiro da Demapa, foi efetuada a prisão em flagrante do falso médico veterinário”, reforça Dilermano Gomes Tavares, diretor da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA