Desvio e furto de energia: seis pessoas foram flagradas em Capanema e Tailândia, no Pará
Irregularidades de desvio do produto foram identificadas em depósito de bebidas, fábrica de móveis e distribuidora de água, além de um homem que furtava energia elétrica
Cinco consumidores de pontos comerciais foram flagrados em supostas fraudes na rede elétrica do município de Capanema, nordeste paraense, na terça-feira (20). E, no domingo (18), foi preso um homem por furto de energia elétrica e recuperado um transformador furtado. Esse equipamento era usado de forma clandestina para abastecer cerca de 15 residências em uma comunidade na vicinal Israel, próximo à Vila de Palmares, em Tailândia, na região sudeste. Esse é o resultado de uma ação de equipes da Delegacia de Combate a Crimes Contra Concessionárias de Serviços Públicos e técnicos da concessionária Equatorial Energia.
As ações de combate ao furto de energia elétrica em diversas regiões são realizadas pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE). De acordo com o delegado Marcelo Mendes, que coordena a ação, entre os locais com suspeita de irregularidades em Capanema estavam um depósito de bebidas, uma fábrica de móveis e uma distribuidora de gás. “Os proprietários ou responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à unidade policial para procedimentos cabíveis, e estão à disposição da Justiça”, contou.
Clandestinos
Giovany Morais, engenheiro da Equatorial Pará, alerta que ligações clandestinas causam diversos prejuízos. "A energia consumida e não faturada representa perda de receita para os governos federal, estadual e municipal, pois não há arrecadação de impostos que estão incluídos nas contas de energia elétrica. Esses impostos deveriam ser revertidos pelo poder público em benefícios para a população", afirmou.
Segundo o Código Penal, o furto de energia elétrica é crime. Quem desvia a corrente elétrica antes que ela passe pelo registro comete o delito de furto.
A população pode informar o desvio pelo Disque-Denúncia - 181 -, direto para a Equatorial Pará, por meio do telefone 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou presencialmente, nas agências da concessionária em todo o Pará.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA