Denúncia auxilia na prisão de homem que praticava crimes contra pessoas idosas em Marapanim
Ele foi preso em flagrante, após realizar vários saques com cartões de aposentados e pensionistas em uma agência bancária do município
Um homem, investigado por praticar crimes contra pessoas idosas no município de Marapanim, região do salgado paraense, foi preso pela Polícia Civil do Pará no último sábado (23). A ação contou com ajuda da população que, por meio do Disque Denúncia, canal 181, realizou denúncias anônimas.
"Esse é um canal fundamental para ajudar no trabalho de inteligência investigativa para que a Segurança Pública possa chegar até os criminosos. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia de forma anônima, tendo, assim, total sigilo quanto a sua identidade. As denúncias podem levar a elucidação de um crime que afeta toda a sociedade e temos, com isso, mais um braço forte no combate a criminalidade com a fundamental participação da população", destacou o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Ualame Machado.
Prisão
Após denúncia feita através do Disque Denúncia, agentes da delegacia de Polícia Civil de Marapanim, conseguiram identificar o suspeito. O homem foi preso em flagrante, após realizar vários saques com cartões de aposentados e pensionistas em uma agência bancária do município. O acusado realizava a retenção dos cartões das vítimas e cobrava juros superiores à taxa permitida por lei e, ainda, ameaçava os idosos durante as cobranças.
O homem foi preso e conduzido até a delegacia para os procedimentos legais, estando à disposição da justiça. Ele vai responder pelos crimes de usura, bem como pelo crime contra a pessoa idosa.
VEJA MAIS
Elucidações
As denúncias registradas têm possibilitado a elucidação de crimes e a captura de criminosos. O Disque Denúncia disponibiliza diversos canais para aproximar o cidadão comum da segurança. A população pode realizar a denúncia por meio do canal tradicional, ligando para o número 181, ou ainda pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, acessando o Canal da Iara - Inteligência Artificial Rápida e Anônima, pelo número (91) 98115-9181, por onde pode ser enviado, fotos, vídeos, áudios e localização em tempo real.
Outra forma de denúncia pode ser feita através do chatbot (caixa de diálogo com atendimento virtual), presente em diversos sites dos órgãos da segurança pública, e o formulário web, disponibilizado no site da Segup, totalizando quatro canais para a sociedade. As denúncias são feitas de forma anônima, garantindo total sigilo das informações e do denunciante.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA