CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Delegado Mourão se aposenta da Polícia Civil do Pará e faz balanço dos 56 anos de trabalho

Servidor destaca dedicação e honestidade como as marcas principais da sua trajetória profissional

Camila Guimarães
fonte

"Dedicação, honestidade e desejo irrefreável de servir e não de ser servido" foi a motivação por trás de mais de meio século de trabalho dedicado à segurança pública no Pará - é como define sua própria trajetória o delegado de Polícia Civil, Armando Mourão, que se aposentou nesta terça-feira, 7, mesma data em que completou 75 anos de idade, em Ananindeua.

Delegado Mourão, como ficou amplamente conhecido, dedicou 56 anos de sua vida ao serviço público, tendo ingressado na Polícia Civil do Estado do Pará quando tinha apenas 19 anos de idade: "Eu iniciei minha vida profissional precisamente no dia 7 de novembro de 1968", ele faz questão de assinalar.

Com a intenção de ajudar a mãe, que era viúva e trabalhava como empregada doméstica, Mourão diz que não deixou escapar a oportunidade de emprego, começando como investigador. Apesar da motivação pessoal, de cunho familiar, o delegado é enfático em destacar que sempre teve o bem-comum como o princípio norteador da sua atuação profissional:

"Exclusivamente, a minha missão era servir a sociedade, combatendo o crime e punindo criminosos", afirma.

VEJA MAIS

image Suspeito de matar menino de 10 anos pesquisou como limpar digital em tecido; entenda o caso
João Miguel da Silva Souza foi encontrado morto após duas semanas desaparecido. A motivação do crime seria um furto de cavalo

image Eleições 2024: confira como segue o calendário eleitoral para o segundo turno
Segundo turno das eleições 2024 ocorre no dia 27 de outubro

image Círio 2024: Sespa realiza vacinação no Aeroporto Internacional de Belém
A oferta de imunizantes busca garantir a atualização do esquema vacinal para quem chega ao Pará durante o período da maior festa religiosa do mundo

Carreira marcada por grandes casos

Ao longo das quase seis décadas de serviço, o delegado Mourão esteve à frente de grandes e complexas investigações. Ele mesmo estima mais de 10 mil casos encaminhados à Justiça, alguns pelos quais veio a receber reconhecimento não apenas local, mas também internacional.

Ele recorda um caso específico, pelo qual recebeu um prêmio do Consulado do Japão, além de uma medalha concedida pelo Governo do Estado do Pará, alusiva à bravura. "Foi em 1974, pela prisão do matador da consulesa do Japão que, à época, estava em Belém, em seu edifício, na avenida José Malcher. Ele [o matador] era um aproveitador e viu a oportunidade de realizar um assalto no local, no qual acabou matando a consulesa", conta Mourão.

Outro caso que marcou a trajetória do delegado foi a prisão do 'Monstro do Morumbi', como ficou conhecido José Paz Bezerra, um serial killer brasileiro responsável pela morte de 25 mulheres nos estados de São Paulo e Pará, entre as décadas de 1960 e 1970.

"Ele matou 22 mulheres em São Paulo e depois fugiu para Belém, onde matou mais 3. Quando entrou na mata para matá-la, percebeu que estava apaixonado por ela e não a matou. Ela nos ajudou a identificá-lo e, a partir daí, conseguimos localizá-lo e prendê-lo", detalha Mourão.

image Delegado Mourão relembra casos que marcaram sua carreira ao longo dos 56 anos na Polícia Civil. (Thiago Gomes / O Liberal)

Pelo grau de dificuldade, o caso que mais se destacou para Mourão foi o do 'Monstro do Igarapé do Burrinho', apelido pelo qual ficou conhecido o estuprador Humberto Vital da Silva, que estuprou e matou uma criança de quatro anos de idade no Igarapé do Burrinho, na Sacramenta, em Belém, escondendo o corpo na mata.

Os últimos nove anos de serviço de Mourão foram lotados na Seccional de Ananindeua. Diante do encerramento do seu tempo de serviço, o delegado expressa o que deseja para a Polícia Civil daqui para frente: "Que ela esteja imbuída do mesmo desejo que moveu as minhas atividades, com atendimento personalizado ao usuário, principalmente aos menos favorecidos".

Quanto a ele próprio, Mourão é assertivo ao dizer que não pretende ficar parado: "Vou trabalhar. Sou administrador de empresas, jornalista profissional, vinculado à Academia de Letras de Ananindeua, na condição de escritor. Estou trabalhando em um livro no momento. Eu imagino que o tema seja a Polícia que eu conheci", declara.

Homenagem

Nesta segunda-feira, 7, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Pará (Adepol) se manifestou em razão do aniversário e da aposentadoria do Delegado Mourão.

"Além das felicitações pelo seu aniversário, a ADEPOL manifesta seu mais profundo agradecimento por sua dedicação e anos de serviço à Polícia Civil do Estado do Pará. Sua trajetória profissional é motivo de orgulho para todos nós e sua história será sempre lembrada como um exemplo de compromisso e honra. Dr. Mourão, nossa gratidão é eterna; Vossa Excelência sempre será parte de nossa história."

Em nota, a PCPA também fez declarações honrosas ao servidor que se aposenta:

“A Polícia Civil do Pará anuncia a aposentadoria do Delegado Armando Tadeu Mourão Alonso, que dedicou 56 anos de sua vida à instituição. Sua trajetória respeitosa e exemplar, é marcada por um comprometimento inabalável com a segurança pública e pela incansável busca por justiça. Ao longo de sua carreira, o Delegado Armando Mourão se destacou não apenas pela eficiência em suas investigações, mas também pela sua ética e integridade, tornando-se um verdadeiro modelo para as gerações de policiais que o sucederam. Seu legado inclui não apenas a resolução de casos complexos, mas também a construção de relações de confiança com a comunidade e o fortalecimento da imagem da Polícia Civil”.

“Com um profundo conhecimento da lei e uma habilidade excepcional em lidar com as mais diversas situações, Armando Mourão conquistou o respeito de colegas, superiores e cidadãos. Sua paixão pela profissão e sua determinação em servir ao público são inspirações que permanecerão na memória de todos que tiveram a honra de trabalhar ao seu lado”.

“A Polícia Civil do Pará agradece ao delegado aposentado por suas décadas de serviço dedicado e deseja a ele uma aposentadoria repleta de novas conquistas e alegrias. Que esta nova etapa seja tão gratificante quanto sua carreira foi para todos nós”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA