Condenado por atentado violento ao pudor é preso em Abaetetuba
José Anderlirio Cardoso dos Santos foi capturado pela Polícia Civil após mandado de prisão ser expedido pela Justiça
José Anderlirio Cardoso dos Santos, condenado por atentado violento ao pudor, foi preso pela Polícia Civil na tarde de quinta-feira (19), em Abaetetuba, no nordeste paraense. A prisão ocorreu por volta das 12h30, na travessa Tabajara, bairro Aviação, após um mandado de prisão ser expedido pela Vara Criminal do município. O processo contra José Anderlirio começou em 2009. A polícia não forneceu maiores detalhes sobre o crime cometido pelo homem.
A ação foi realizada por uma equipe de policiais civis que conseguiram localizar o condenado após levantamento de informações sobre seu paradeiro. José Anderlirio foi conduzido à Delegacia de Homicídios de Abaetetuba para os procedimentos legais.
O crime de atentado violento ao pudor, previsto no antigo artigo 214 do Código Penal, consistia em constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a praticar ou permitir que com ela se praticasse ato libidinoso diverso da conjunção carnal. Em 2009, com a promulgação da Lei nº 12.015, esse crime foi revogado e passou a ser tratado como parte do crime de estupro, previsto no artigo 213 do Código Penal, que engloba tanto a conjunção carnal quanto outros atos libidinosos forçados. A mudança ampliou a proteção às vítimas e endureceu as penalidades, que podem ir de 6 a 10 anos de prisão.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA