Cobradora de ônibus é morta a facadas em Santarém; suspeito é ex-companheiro da vítima
Joel Cavalcante tentou fugir, mas foi preso pela Polícia Militar
Renata Shirley Coelho da Silva, 28 anos, foi brutalmente assassinada com, pelo menos, sete facadas, na manhã desta terça-feira (8), no momento em que voltava do supermercado, em Santarém, município do oeste paraense. O crime ocorreu na rua São Lucas, bairro Santarenzinho. O principal suspeito é o ex-companheiro da vítima, Joel da Conceição Cavalcante, de 36 anos. Ele foi preso pelo crime de feminicídio. A vítima trabalhava como cobradora de ônibus. Ela tinha uma filha com o suspeito. O casal estava separado há um mês.
VEJA MAIS
De acordo com a delegada Andreza Alves, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santarém, o suspeito “confessou [o crime] e disse não estar arrependido”. Ainda segundo a delegada, Joel “foi autuado em flagrante e irá amanhã (9) para a audiência de custódia”. O homem já tinha um histórico de violência contra Renata, que possuía medidas protetivas. “Já foi preso em flagrante por agredi-la fisicamente. Ela tinha medidas protetivas”, informou a policial civil.
Dados expressivos de violência contra mulher
A titular da Deam de Santarém revelou dados alarmantes referentes à violência contra a mulher no município. Segundo ela, no ano passado, foram registrados 1.194 boletins de ocorrência e concedidas 905 medidas protetivas. Em 2023, houve um aumento expressivo no número de ocorrências. Já são 1.413 ocorrências policiais registradas e 1.070 medidas protetivas concedidas pela Justiça paraense. “Já ultrapassou o ano passado e só estamos na metade do ano”, comentou a delegada Andreza Alves.
No caso de Renata, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, na tentativa de socorrê-la. No entanto, quando os socorristas localizaram a vítima, ela já estava morta. Segundo a imprensa de Santarém, moradores relataram que Joel estava aguardando a ex-companheira sair do estabelecimento.
Depois do assassinato, o suspeito ainda teria tentado fugir. A Polícia Militar o capturou por volta das 10h30. Pelo Núcleo Integrado de Operação (Niop), os militares do 3º Batalhão foram avisados que o suspeito estava em uma residência na travessa São João Batista, próximo à rua das Margaridas. Joel foi localizado dentro da residência denunciada e conduzido à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher.
A Polícia Civil informou, por meio de nota à redação integrada de O Liberal, que além do feminicídio de Renata, Joel foi preso em flagrante por quebra de medida protetiva que a vítima tinha contra ele. O suspeito já havia sido indiciado, em 2020, pelo crime de lesão corporal contra a mulher. O caso é investigado pela Delegacia de Santarém.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA