Assaltantes espalham bombas por Araçatuba e cidade fecha escolas, comércios e ruas
Jovem foi atingido por explosão de um dos artefatos deixados nas ruas: ele teve pés e uma das mãos decepados. Esquadrão antibomba foi acionado, após noite de terror, com assaltos e explosões em três bancos
Uma equipe do Gate (Grupo de Ações Tática Especiais) chegou a Araçatuba (SP), na manhã desta segunda (30) para desarmar as bombas espalhadas pela cidade, após criminosos fortemente armados terem invadido o município do interior paulista, na madrugada. Um jovem foi atingido pela explosão de uma das bombas deixadas nas ruas e teve os pés e uma das mãos decepados.
LEIA MAIS:
- Bandidos invadem agências bancárias e fazem moradores reféns; há 3 mortos
Os caras meteram o pé mas deixaram várias bombas espalhadas pela cidade 😰#Aracatuba pic.twitter.com/rXH9Y6IL0R
— Mikhael Alves (@mikhaelalvess) August 30, 2021
A cidade, localizada a 521 quilômetros da capital paulista, sofrem com o mais recente ataque de assaltantes de bancos, ligados a grupos criminosos que atuam na conhecida "modalidade cangaço".
Os assaltantes, fortemente armados, explodiram três agências bancárias e espalharam terror junto à população: fizerajm moradores reféns, explodiram bombas e atearam fogo em veículos na fuga. Três pessoas foram mortas e ao menos quatro ficaram feridas - e seguem internadas na Santa Casa da cidade.
Imagina o desespero?
— Yuri Macri (@yurimacri) August 30, 2021
Araçatuba, Deus esteja com todos vocês. pic.twitter.com/lTmIgfxQ4I
Pedestres e motoristas abordados pela quadrilha chegaram a ser feitos como reféns na fuga. Pessoas sentadas no meio da rua, andando a pé e amarrados em tetos de carros, foram usadas como escudos humanos.
Na fuga, os reféns foram amarrados nos veículos. Tentativa de impedir qualquer contra-ataque da polícia ao grupo. Deus guarde essas pessoas e todos de Araçatuba. Todas as agências bancárias do centro foram invadidas - informações preliminares. pic.twitter.com/lu0hBlcTCu
— Yuri Macri (@yurimacri) August 30, 2021
A quadrilha fugiu após a ação e, segundo a polícia paulista, houve confronto com criminosos. na manhã desta segunda-feira (30), três pessoas já haviam sido detidas. Ainda não foi divulgado o valor roubado.
Das mortes confirmadas pela polícia como resultado da ação, estariam um criminoso e um homem que estava dentro de um carro e filmava a ação dos bandidos.
Todos estes veículos estariam supostamente envolvidos na ação do grupo. É possível ver alguns reféns já amarrados aos veículos. Cenas de total desespero. Minhas orações à Araçatuba. Estes moradores estarão marcados pro resto da vida com o trauma. pic.twitter.com/0eZbSVsPrq
— Yuri Macri (@yurimacri) August 30, 2021
Escolas, transportes e comércio suspensos e fechados
A quadrilha atirou para o alto, usou explosivos e colocou fogo em veículos para dificultar o acesso dos policiais. Os acessos por estrada à cidade foram bloqueados por veículos incendiados. O grupo utilizou ainda um drone para dar apoio à movimentação. Na fuga, a quadrilha também abandonou carros em rodovias da região. Os criminosos trocaram de veículos para escapar.
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), pediu que a população fique em casa nas próximas horas para não correr riscos. As aulas nas escolas municipais e estaduais foram suspensas nesta segunda. "Peço que a população se mantenha em casa. O mais importante é preservar as vidas das pessoas", disse.
A Associação Comercial de Araçatuba também orientou que as lojas não abram as portas na região central, já que existem várias bombas instaladas em diferentes ruas da cidade.
Linhas de ônibus foram deslocadas para não passarem pela região central e um posto de vacinação na localidade foi fechado.
A Polícia Militar isolou o centro e uma varredura especializada será feita para localizar e retirar os explosivos. Há a desconfiança de que um caminhão abandonado pelo grupo na região central esteja cheio de bombas.
A Secretaria da Segurança Pública informou que estão em andamento buscas para localizar os criminosos que atacaram três agências bancárias, com apoio de equipes de Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, além do helicóptero da PM.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA