Acidente em Benevides: ônibus cai em barranco e deixa passageiros feridos; vídeo
Vários feridos foram resgatados e encaminhados para o Hospital Metropolitano e UPAs próximas
Um micro-ônibus saiu da pista, no quilômetro 22 da rodovia BR-316, e caiu em um córrego, na manhã desta terça-feira (19), em Benevides, região metropolitana de Belém. Cerca de 20 passageiros ficaram feridos — três em estado mais grave — e foram resgatados. O Corpo de Bombeiros foi ao local para dar assistência às vítimas. Não há informações de pessoas mortas. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas testemunhas afirmam que dois pneus traseiros do coletivo estouraram e o motorista perdeu o controle do veículo.
O acidente aconteceu por volta das 8h30. Uma testemunha, que preferiu não ser identificada, relatou que o micro-ônibus vinha pela BR-316, no sentido Belém e, já próximo a uma fábrica de cervejas localizada em Benevides, dois pneus traseiros estouraram. "O ônibus levou ele pro outro lado e depois trouxe de volta, aí ele perdeu o controle. Não bateu em nenhum carro, mas quando ele chegou aqui, acabou a estrada e ele tombou com o peso do veículo. Não tinha como evitar de cair nesse córrego", contou.
O veículo virou e foi parar dentro do riacho, com as rodas para cima. Vídeos gravados por testemunhas mostram passageiros sendo retirados de dentro do coletivo, alguns deles com ferimentos graves. "Na hora que o ônibus virou, algumas pessoas já começaram a sair de dentro dele, mas outras ficaram desacordadas. Aí os próprios passageiros ajudaram a retirar todo mundo de dentro. Ficaram deitados aqui na pista aguardando o socorro", disse outra testemunha.
VEJA MAIS
Várias ambulâncias foram acionadas para fazer o resgate. Alguns passageiros foram levados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Benevides, outros para a de Marituba, e outros para o Hospital Divina Providência, também em Marituba. Já as três pessoas que sofreram ferimentos mais graves foram encaminhadas para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua. Esses chegaram a sofrer fraturas pelo corpo, e um senhor idoso feriu a cabeça. Não há informações sobre o atual estado de saúde deles.
Ônibus pode ser clandestino
No local do acidente, a reportagem verificou que todos os pneus do ônibus estavam completamente "carecas", ou seja, desgastados. Em entrevista a O LIBERAL, o prefeito de Santa Bárbara, Marcão Colares, disse que o coletivo não fazia parte da empresa que estava regularizada para atuar na região. "O que a gente sabe é que não é um ônibus que faz parte da empresa autorizada pela Semob e Setransbel, que há 40 dias já está fazendo o transporte Santa Bárbara - Belém. Tudo leva a crer que era um ônibus clandestino, estamos verificando essa possibilidade", informou o prefeito.
"Nossa prioridade agora são as vítimas. Estamos dando apoio e assistência, já que são moradores do nosso município. Então estamos trabalhando nisso, fazendo os levantamentos e entrando em contato com os órgãos competentes. Agora há pouco eu falei com um agente da PRF que estava no local, e nós encaminhamos vários veículos de Santa Bárbara para lá. Já fomos na UPA de Benevides, em Marituba, uma outra equipe se deslocou para o Metropolitano, e algumas pessoas já foram encaminhadas pro Divina Providência. Vamos seguir acompanhando", concluiu Marcão Colares.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA