logo jornal amazonia

Ação da PC entrega nesta segunda (20) cerca de 193 celulares furtados entre setembro e outubro

Cerca de 110 aparelhos continuam apreendidos devido a falta de informações para localizar os devidos proprietários

O Liberal
fonte

Na manhã desta segunda-feira (20), a Polícia Civil do Pará realiza uma ação para entregar 193 aparelhos celulares recuperados por equipes de diversas delegacias de Belém e Região Metropolitana (RMB). Conforme os agentes, 133 celulares foram apreendidos em setembro e outros 170 em outubro, totalizando 303 aparelhos. No entanto, pela falta de informações para realizar a localização dos proprietários, serão entregues 193.

VEJA MAIS

image PF apreende celular durante operação que combate abuso sexual infantojuvenil na Grande Belém
A pessoa investigada teve o aparelho celular apreendido, para ser submetido à perícia técnica para extração do conteúdo

image Projeto de lei quer destinar a alunos celular apreendido em casas penais
Objetivo é garantir a doação a estudantes da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social

Conforme a PC, as pessoas que tiveram os celulares furtados ou roubados e foram localizadas pelos agentes receberam uma notificação para receber o aparelho no Auditório “Delegada Ione Coelho”, na Delegacia-Geral de Polícia Civil, a partir de 11h. A ação é coordenada pela Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM).

A PC destaca a importância do registro do Boletim de Ocorrência Policial (B.O.P.) para que os os proprietários dos bens recuperados sejam identificados e localizados. Além disso, com o registro, é possível fazer o georreferenciamento de dia, hora e local de onde ocorrem os crimes, o que possibilita as investigações e a distribuição do policiamento ostensivo com a Polícia Militar.

Os agentes explicaram que os policiais de cada delegacia na RMB onde os aparelhos foram apreendidos ficaram responsáveis por entrar em contato com os respectivos proprietários para informar sobre a devolução. Além disso, para conseguir reaver o aparelho, o proprietário precisa levar um documento de identificação tanto do celular quanto de si mesmo.

Recuperação

De acordo com a Polícia Civil, os agentes apresentaram um aumento considerável na produtividade quando se trata de recuperação de aparelhos celulares, se comparado com o ano de 2022, já que em outubro do ano passado foram recuperados 150 celulares. No comparativo entre janeiro e outubro de 2022, foram recuperados 1.059 celulares. Já entre janeiro e outubro de 2023, o número subiu para 1.728, o que significa mais 669 celulares furtados/roubados apreendidos.

Onde fazer BO caso o celular for roubado?

O crime pode ser denunciado presencialmente, em uma das delegacias espalhadas pela RMB, ou pela Delegacia Virtual da Polícia Civil. Outra forma de denunciar é pelo alertacelular.pa.gov.br, ferramenta lançada pela Polícia Civil e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), que cadastra telefones celulares em um banco de dados virtual, o que auxilia na recuperação do aparelho em casos de furto ou roubo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA