CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Vigienses' e 'Cabrasurdos' animam o carnaval de Vigia

Blocos tradicionais animam as ruas do município

Vanessa Van Rooijen
fonte

Vigia, no nordeste do Pará, teve alegria garantida no Carnaval desta segunda-feira (4). Os blocos "As vigienses" e "Os Cabrasurdos" foram os grandes destaques. Ao todo 25 mil foliões brincaram pelas ruas do municípios. 

A família Nogueira acompanha há 30 anos o Carnaval e a passagem dos blocos em frente de casa no município. Segundo o patriarca Raimundo Nogueira, de 69 anos, esse é um momento muito esperado. "No Carnaval reunimos a família. Os filhos moram em outros municípios por conta de trabalho e é nesta época do ano que conseguimos juntar todos e ainda compartilhamos do som do vizinho" brinca o aposentado. 

image Cabrasurdos: bloco onde as mulheres se vestem de homem (Igor Mota / O Liberal)

Quem também não perde a brincadeira é a família Gonzaga. Para fugir do calor paraense, eles improvisaram e montaram uma "piscina" com lona na carroceira do carro. Luis Gonzaga, mais conhecido como "Mucuim", disse que essa ideia surgiu a anos e garante: "não danifica o carro e nós passamos o Carnaval dentro da piscina", brinca.

image Virgienses: homens participam da festa vestidos de mulher (Igor Mota / O Liberal)

Os blocos percorrem as principais ruas da cidade e a concentração ocorre na avenida Marcionilo Alves. O percurso segue até o Espaço Cultural, na Orla de Vigia, local que sofreu alterações devido o desabamento ocorrido no dia 26 do último mês. No local haverá shows musicais e apresentações artísticas até o fim da noite desta segunda-feira. 

ORLA

No último dia 26 de fevereiro, um desabamento ocorrido na orla de Vigia provocou alterações do Carnaval no município. Na ocasião, uma parte do barranco desabou a poucos metros do Espaço Cultural, onde está ocorrendo a programação artística do Carnaval. A estrutura da festa continua na orla, mas foi montada com metros de distância do local do desabamento. O laudo da perícia realizada foi concluído na última sexta-feira, 1, pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. 

Em nota, a Prefeitura de Vigia informou que está acatando todas as orientações do órgão citado e segue acompanhando a área atingida. Segundo a prefeitura não houve feridos durante o incidente e as medidas de precauções e providências para que a segurança dos foliões fosse preservada foram tomadas. "A área de risco foi totalmente isolada, as estruturas de palco, camarotes e corredor da folia foram reposicionadas. Após isso, foi feita uma vistoria pelos Bombeiros que autorizaram e liberaram está área para que fosse realizado o carnaval com segurança. Eles estão vistoriando a área durante todo o evento", afirma. 

Um projeto técnico está sendo elaborado para contenção da situação. "Conforme atestado pelo Corpo de Bombeiros, o desmoronamento de parte da orla do Municipio foi causado pela ação das águas do Rio Guajará Mirim. Na mesma data a maré alta registrada no Estado atingiu também, de acordo com as notícias publicadas na imprensa, o Distrito de Mosqueiro, no Município de Belém, Colares e Marudá", explicou a prefeitura em nota.

A comerciante Maria José Mercês trabalha há nove anos na Orla de Vigia e disse que tem medo que mais estruturas desabem. "Por baixo da orla é oco e os barqueiros costumam amarrar os barcos nos postes e nas barreiras. Algumas estruturas já foram quebradas", afirma. Maria espera que obras de manutenção sejam logo feitas pelo governo e afirma que a contribuição da população é importante. "As pessoas também precisam preservar os locais onde vivemos. É nosso e devemos cuidar", defende.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ