Só UFPA ainda está sem previsão de divulgar listão dos calouros

Uepa confirmou listão para esta quinta-feira (30). Expectativa é que UFPA libere resultado ainda nesta semana, para não atrapalhar calendário acadêmico

João Thiago Dias e Victor Furtado

Com autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ), O Ministério da Educação (MEC) pôde divulgar a primeira chamada regular do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Na noite desta terça-feira (28), as universidades paraenses que usaram essa forma de ingresso — o que inclui Ufra, Ufopa, Unifesspa e IFPA — já divulgaram os resultados para 5.723 calouros. Essa é a soma total de vagas ofertadas pelas quatro instituições. Já havia festa pela Região Metropolitana de Belém, ainda que o Sisu tenha mexido na cultura paraense de vestibular com listões.
 

LEIA MAIS:

Listão da Uepa sai nesta quinta-feira (30)

Sisu: MEC libera acesso ao resultado
 

A Uepa só confirmou a divulgação do listão próprio nesta quarta-feira. Será nesta quinta (30), às 10h. No processo seletivo próprio, usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Uepa ofertou 3.656 vagas. Só com a recente decisão do STJ, que em tese retirou as suspeitas sobre a segurança das notas do exame, a universidade resolveu liberar o resultado.

Com a confirmação da Uepa, só a Universidade Federal do Pará (UFPA) ainda segue sem previsão de quando vai divulgar os nomes dos calouros. A maior instituição de ensino superior paraense também fez um processo seletivo próprio, baseado no Enem. Não fosse a suspeita de que as notas do exame não eram seguras — apesar de o MEC dizer que só havia erros em cerca de 6 mil provas, há ações judiciais se amontoando em todo o país e reclamações nas redes sociais digitais —, o listão teria sido divulgado na terça (28). 

A expectativa é de que a UFPA libere os resultados ainda nesta semana, já que adiar a divulgação dos tradicionais listões de calouros pode atrasar o cronograma acadêmico. Já há estruturas de rádios preparadas para a leitura dos nomes dos aprovados. Uma cultura muito particular do Pará sobre vestibular. É o momento de ouvir Pinduca cantando "Alô-alô, alô, papai. Alô, mamãe. Ponham a vitrola pra tocar. Podem soltar foguetes, que eu passei no vestibular" no máximo. E a Região Metropolitana de Belém quase parada de tantas festas.

"Até o momento, seguimos sem nova data definida para a divulgação do listão", informou a Assessoria de Imprensa da UFPA, por volta das 18h desta terça. A UFPA ofertou 7.143 vagas, sendo 3.449 disputadas pela ampla concorrência, 3.503 pelo sistema de cotas e também 191 vagas extras, ofertadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD).

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), que ofertou 100% das vagas para alunos ingressantes pelo Sisu, divulgou uma nota informando mudança no cronograma de matrícula. "Tendo em vista o lançamento do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), a Ufra informa que a habilitação de matrícula dos aprovados na Chamada Regular será realizada nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ