CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

UFPA lança hotsite com memórias da instituição em comemoração aos 65 anos

A marca comemorativa dos 65 anos é derivada da marca elaborada à época da celebração dos 60 anos da instituição, em 2017

O Liberal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) completa 65 anos neste sábado (2). Em comemoração, a Universidade lançou a marca comemorativa dos 65 anos, por meio do endereço 65anos.ufpa.br/a-marca. E que está disponível para download em diversos formatos. Também oferece à comunidade o hotsite 65anos.ufpa.br, que reúne memórias e histórias, o passado e o presente deste grande patrimônio da sociedade paraense. O projeto é comemorativa dos 65 anos é derivada da marca elaborada à época da celebração dos 60 anos da instituição, em 2017. Por meio de seus traços, busca valorizar as raízes amazônicas, com formas curvilíneas e arredondadas de utensílios indígenas e com a sinuosidade dos rios que serpenteiam a floresta.

O slogan “Mais que uma universidade”, utilizada na divulgação, ressalta universidade e seus papéis para além do ensino, da pesquisa e da extensão, oferecendo também assistência à população e aos diversos setores sociais na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas, inovação, transferência de tecnologia e transformação de realidades.

VEJA MAIS

image UFPA comemora 65 anos neste sábado (2). Reitor da instituição celebra com novas metas; vídeo
Universidade está entre as mais respeitadas do país e alcançou reconhecimento internacional, entrando para a lista das melhores do mundo

image UFPA é uma das melhores universidades do mundo segundo ranking internacional
De todas as 1,4 mil instituições listadas no QS World University Ranking 2023, há apenas 35 universidades brasileiras

image Belém tem o primeiro laboratório da América Latina, que emite selo vegano com tecnologia molecular
Pesquisa rastreia o DNA dos produtos e pode identificar até 0,01% das impurezas desses alimentos

 A UFPA foi criada no ano de 1957 pela reunião de sete faculdades e está presente em 78 municípios do estado. Ao todo, são mais de 5.379 docentes, 50.374 alunos, 155 cursos de graduação, 144 cursos de pós-graduação e 56 cursos de residência e especialização, conforme dados disponibilizados no hotsite.

História da Universidade

Na década de 1960, a instituição incorporou outras escolas, como a Escola de Química Industrial do Pará (1920) e a Escola de Serviço Social do Pará (1950), e passou a se chamar Universidade Federal do Pará. Como fruto dessa expansão, nasceram duas novas universidades federais no Pará, a partir de campi da UFPA em Santarém, no oeste do Pará) e Marabá, no sul e sudeste do estado. 

Inclusão e diversidade

 Na área de inclusão, os avanços foram significativos, sobretudo nos últimos anos. Uma das pioneiras na adoção de cotas em vestibular em 2008 (antes da Lei de Cotas, aprovada em 2012), a UFPA aperfeiçoou sua estrutura e políticas para inovar na implementação de ações afirmativas. Em 2017, foram criadas a Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS) e a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), visando incrementar as políticas para a inclusão e permanência de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ