CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

UFPA gera negócios aproveitando melhor alimentos de feiras de Belém

Alunos da UFPA foram premiados em edição nacional que reconhece projetos sociais

Redação integrada de O Liberal
fonte

Um projeto de alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) que ajuda a reduzir o desperdício de alimentos nas feiras de Belém e transforma esse desafio em negócio social foi um dos vencedores ontem (22) na quarta edição do Prêmio Alimentação em Foco 2019.  

O prêmio, oferecido pela Enactus Brasil,  em parceria com a Fundação Cargill, reconheceu o trabalho do grupo Projeto Q, da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba (UFV-MG), primeiro colocado, e do time Fiero, da UFPA. As equipes se destacaram por se adequarem "com excelência" a critérios social, financeiro e ambiental. Os times foram premiados com apoio financeiro de R$ 7 mil e R$ 5 mil, respectivamente.

Combate ao desperdício e alimentação em foco
 

O Prêmio Alimentação em Foco é voltado a iniciativas focadas na agricultura familiar, no combate ao desperdício de alimentos, à educação alimentar e ao empreendedorismo na cadeia da alimentação. A instituição Enactus Brasil seleciona todos os anos equipes de estudantes com projetos inovadores voltados à temática. Os times recebem aconselhamento e apoio financeiro para desenvolverem seus projetos.

"Esse apoio é de suma importância, porque precisamos tanto estruturar a nossa cozinha industrial. Com certeza, esse auxilio vai proporcionar a realização dessa nossa meta. Estamos muito felizes. Foi um ano de muita luta, de muito trabalho. Estamos muito orgulhosos e temos certeza que a nossa comunidade está tão orgulhosa quanto a gente com esse resultado", comemorou uma das representantes da UFPA na prenmação, Bruna Araujo de Aguiar, estudante de Engenharia de Alimentos e integrante da equipe Fiero. 

image Equipe do projeto Fiero, da UFPA: contra o desperdício (divulgação)

Projeto alavanca negócios sociais em feiras de Belém
 

Proposto por alunos da UFPA, o Fiero é um negócio social que quer reduzir o desperdício de alimentos nas feiras de Belém, por meio do desenvolvimento e venda de produtos feitos a partir de hortaliças, frutas e legumes atualmente descartados por critérios estéticos, porém ainda ideais para consumo. 

A ideia é favorecer a oportunidade de fonte de renda alternativa para a comunidade produtora em conjunto com a redução o desperdício de alimentos, foram produtos dentro dos padrões de segurança do país (com 92% de aprovação dos consumidores).

Grupo foca reforço da cadeia do Queijo de Minas

O Projeto Q, da UFV do Rio Paranaíba (MG), busca o reconhecimento socioeconômico dos produtores de Queijo Minas Artesanal da microrregião de Patos de Minas, por meio da adequação ao selo IMA. Com treinamentos em gestão, segurança alimentar e vendas, a iniciativa permite uma ampliação do mercado consumidor e maior valor agregado ao produto final. Atualmente, a equipe já criou seis novos produtos, reduzindo 15,8% das vendas por atravessadores e um aumento de 46,3% do preço de venda, além de terem produzido o primeiro festival de queijo.

image Alunos da Universidade Federal de Viçosa: cadeia do Queijo Minas (divulgação)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ