TV Liberal lança Planeta Amazônia em defesa da região

Documentário será exibido neste sábado (4) à tarde

Eduardo Rocha


As agressões à Amazônia podem ser observadas pelos brasileiros e outros cidadãos no mundo por meio da televisão e redes sociais, e, então, nesse contexto, a TV Liberal lança neste sábado (4) à tarde o documentário Planeta Amazônia. O programa se configura como um alerta para a necessidade de atenção e esforços de todos pela preservação dos ecossistemas da região. Até porque por meio de imagens e textos jornalísticos, os telespectadores poderão conferir a gravidade de ações de desmatamento, queimadas, poluição de rios e outros problemas com seu impacto na vida não só da comunidade da região mas de toda a Terra.

O programa irá ao ar em 4 de setembro, logo depois do Jornal Hoje. Entre as situações que colocam a Floresta Amazônica em risco de descaracterização total, perda de recursos naturais na sua biodiversidade singular e até de desaparecimento por completo sem ações no contraponto ao cenário de degradação, está o desmatamento. Um dos aspectos a serem abordados no Planeta Amazônia, o desmatamento voltou a assustar, em agosto, a quem sabe da importância da floresta para o mundo. A ONG Imazon idenficou um recorde nesse processo e divulgou que a devastação acumulada nos últimos 12 meses na floresta é a maior desde 2012.

De agosto de 2020 a julho deste ano, 10.476 km² da floresta tropical foram destruídos, área equivalente a nove vezes a Cidade do Rio de Janeiro. O acumulado é 57% maior em relação ao registrado entre agosto de 2019 e julho de 2020, quando 6.688 km² foram devastados, como revelou o Imazon. Em julho, foram 2.095 km² desmatados, 80% a mais que no mesmo mês de 2020. Essa área, pontuou o Imazon, é maior que a Cidade de São Paulo e representa o pior índice da década para julho.

Planeta Verde

Como informa o diretor de Programação da TV Liberal, Elton Magalhães, "Planeta Amazônia mostrará o encontro “Amazônia: Centro do Mundo”, que ocorreu em 2019". "Ativistas do mundo inteiro participaram. Entre eles, jovens da Bélgica, que fazem parte do grupo Friday for Future, integrado por Greta Thumberg, que já discursou na ONU. Além de pesquisadores, cientistas, extrativistas e quilombolas", revela.

O material foi gravado pela equipe da TV Liberal, com participação do repórter Fabiano Vilella. "Um conteúdo muito rico, que continua bastante atual", pontua Elton. O diretor da emissora destaca que no encontro "os participantes debateram o cenário devastador da Amazônia". "E foram abordados temas, como: desmatamento e degradação florestal. Também foram apresentadas possíveis soluções para conter o avanço do aquecimento global", acrescenta.

A campanha de conscientização do Planeta Amazônia, como informa Elton, é composta por 8 VT’s, de 20 segundos cada, que já estão sendo exibidos na programação. Já o documentário será exibido em 4 de setembro, neste sábado, portanto, a partir das 14:10, logo depois do Jornal Hoje.

Jornalismo

Para se chegar ao resultado final, o programa contou com a produção e reportagem do jornalista Fabiano Vilella. "Foi uma hora de viagem de avião até Altamira, mais cinco de estrada e nove pela água para chegar à Terra do Meio, um dos lugares mais lindos da Amazônia, que engloba terras indígenas e unidades de conservação", destaca Elton Magalhães.

Ele conta que mais de 50 pessoas estavam presentes. "Elas dormiam em redes com mosquiteiros, lado a lado, dividindo dois ou três banheiros, e se alimentavam apenas com o que os ribeirnhos produzem (peixe, arroz, feijão, mandioca e frutas), com gerador de energia ligado só à noite, sem celular nem internet", relata.

Dia

A TV Liberal decidiu investir nesse projeto em decorrência do Dia da Amazônia, a transcorrer neste domingo (5). Um alerta para mostrar que, desde o encontro na Terra do Meio, a situação do meio ambiente só tem se agravado, como observa Elton Magalhães. Planeta Amazônia acontece justamente nos 45 nos de história da emissora.

Os telespectadores da TV Liberal poderão, assim, conferir imagens exuberantes e um conteúdo alarmante, "que mostra que todos nós temos papel importante para mudar esse cenário devastador da Amazônia". Planeta Amazônia será exibido em 82 municípios paraenses e ainda pela TV Tapajós. O programa ficará disponível no Globo Play.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ