Segup amplia investimentos e ações estratégicas nos rios do Pará, em 2024

No ano passado, o Grupamento Fluvial realizou 55 operações que resultaram na apreensão de 1,4 mil kg de entorpecentes e de 37 armas

Agência Pará

O combate ao crime nos rios do Pará tem sido reforçado ano após ano dentro da atual gestão. Em 2024, o Grupamento Fluvial (GFLU), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), ampliou suas ações ostensivas, de patrulhamento, fiscalização e controle com entrega de novas lanchas, uma nova base fluvial, além da capacitação de novos condutores de embarcações.

Através do Grupamento, a Segurança Pública Estadual planeja, promove, executa e controla as ações e operações fluviais, promovendo a integração e a otimização dos meios fluviais de que dispõe o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Em 2024, por exemplo, foram realizadas 55 operações, resultando em 1.466kg de drogas apreendidas, 40 presos transferidos, apreensão de 37 armas e de 2.136m³ de madeira.

VEJA MAIS

image Pará bate recorde histórico com a apreensão de 13 toneladas de entorpecentes em 2024
Os números apontam um aumento de 44,53% no número de apreensões em relação ao ano de 2023

image Cão farejador encontra mais de 10 quilos de skunk dentro de embarcação em Óbidos
A ação que resultou na apreensão da droga ocorreu na tarde de sexta-feira (3/01)

Esta produtividade reflete o empenho do Estado em garantir segurança fluvial nos rios, já que essa é um dos principais modais utilizados para transporte de pessoas, cargas e valores. Para o secretário titular da Segup, Ualame Machado, esta atenção é percebida nos investimentos significativos em infraestrutura e equipamentos.

“A aquisição de novas lanchas, incluindo três unidades blindadas, reforça a capacidade de resposta e o poder de combate a crimes fluviais. A construção de novas bases fluviais, com a recente inauguração em Óbidos e o início das obras da de Abaetetuba, ampliam a presença do Estado em regiões estratégicas, garantindo maior proteção e vigilância nas áreas de difícil acesso”, disse.

Segundo Ualame, “essas ações demonstram a determinação em combater a criminalidade nos rios do Pará, protegendo a população ribeirinha e assegurando a segurança da navegação. A nova base em Óbidos já está em operação, proporcionando um aumento significativo na presença policial e na capacidade de resposta a ocorrências juntamente com a Base de Antônio Lemos. A construção da base de Abaetetuba, por sua vez, representará um avanço crucial na segurança da região, ampliando a cobertura e o alcance das ações de segurança pública no Estado”, finalizou.

Bases Fluviais

Em 2024, as Bases Fluviais Integradas de Segurança, continuaram sendo o grande destaque das ações no âmbito fluvial, com a adição da nova base Candiru, instalada no município de Óbidos, que vem apoiando ainda mais a presença do Estado nas rotas transfronteiriças, com a posição estratégica próximo ao Estado do Amazonas. 

A primeira base fluvial, instalada no rio Tajapuru, no distrito de Antônio Lemos, em Breves, no Marajó, impactou significativamente no combate ao narcotráfico em 2024. No ano passado, de janeiro a dezembro, houve aumento de 28% na apreensão de drogas, 63,8% em armas e de 20% em prisões.

No mais recente levantamento feito na base de dados do Sistema Integrado de Informação da Segurança Pública - Sisp, destacam-se a diminuição dos registros desses crimes, comparando aos anos de 2021, antes da base, e 2024, nos municípios de Anajás, Breves, Gurupá, Melgaço e Portel, que estão nas adjacências da Base Antônio Lemos. Houve redução de 57,14% no índice de roubo a embarcações e residências ribeirinhas.

Somente em outubro de 2024, num intervalo de 12 dias, as ações de monitoramento e fiscalização das equipes em Antônio Lemos foram responsáveis por apreender mais de uma tonelada de drogas. 

"Essas apreensões contribuem para o recorde do ano em todo o Estado, que já ultrapassa 13 toneladas de entorpecentes apreendidos, como resultado de um trabalho firme e integrado. Na base, por exemplo, além da expertise dos agentes para as abordagens, temos um trabalho grande com a comunidade para o recebimento de denúncias e ainda o auxílio de cães farejadores, contribuindo para a retirada de ilícitos das rotas fluviais", explicou o secretário de Segurança Pública.

Logística

Em 2024 também foram entregues mais 3 lanchas blindadas para atendimento da população paraense, que agora somam 6 no total. Os investimentos em embarcações táticas operacionais com alta tecnologia de orientação náutica e blindagem atingem mais de R$ 10 milhões, visando o reforço nas ações estratégicas de combate aos crimes cometidos nos rios e às comunidades ribeirinhas, além dos crimes ambientais.

Além das blindadas, mais 5 embarcações foram revitalizadas com motores novos, de 350 HP cada, atendendo a região metropolitana e outros 4 municípios. Além disso, outras duas lanchas leves com motores de 60 HP, também foram entregues em outros dois municípios, contemplando ao todo seis municípios atendidos em  2024.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ