PRF apreende 109m³ de madeira ilegal na madrugada desta quinta-feira
A ocorrência foi registrada no município de Dom Eliseu, interior do Estado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada desta quinta-feira, 14, 109m³ (metros cúbicos) de madeira ilegal. A apreensão ocorreu no Km-19 da BR-010, no município de Dom Eliseu, nordeste do Estado.
O material foi apreendido em três ocorrências diferentes, durante uma operação de combate a crimes ambientais realizada por policiais da unidade operacional da PRF baseada no município.
1º caso:
O primeiro flagrante foi registrado às 3h, quando a equipe abordou o veículo Volvo/Fh 460 6x2t, cor vermelha, que transportava madeira serrada. O caminhão vinha de Ipixuna do Pará e tinha como destino final o município de Nova Crixás, em Goiás.
O condutor do veículo chegou a apresentar um Documento de Origem Florestal (DOF) que o autorizava a transportar 25m³ de madeira, mas a carga real que ele transportava era de 46m³, ou seja, 21m³ a mais do que o autorizado, o que invalida o DOF e representa crime ambiental.
2º caso:
O segundo flagrante ocorreu 15 minutos após o primeiro, quando um veículo também Volvo/Fh 460 6x2t, mas de cor branca, foi apreendido transportando 15m³ de madeira serrada a mais do que o volume declarado no DOF. O autorizado para o condutor era de 25m³ e ele transportava 40m³.
A carga que estava no veículo também era oriunda de Ipixuna, interior do Estado, e seguia em direção ao município de Nova Crixás.
3º caso:
Às 5h, um novo flagrante foi registrado no município de Dom Eliseu. Dessa vez, o veículo Vw/24.280 Crm 6×2, cor vermelha, transportava madeira serrada com DOF vencido. A data de validade do documento era de 12 de fevereiro de 2019.
O motorista levava uma carga de 23m³ de Ulianópolis (PA) para Nova Altos, no Piauí.
De acordo com a PRF, os três casos se enquadram no crime ambiental de transporte irregular de madeira, com um agravante de terem sido flagrados em período noturno.
O órgão ainda informou que os envolvidos assinaram termo de comparecimento em Juízo e foram liberados. Já os veículos e as cargas ficaram retidos na unidade operacional da PRF em Dom Eliseu até vistoria e destinação pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) do município.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA