MENU

BUSCA

Semas realiza mutirão de conciliação de irregularidades ambientais até dia 20

As negociações serão realizadas nos municípios de Belém, Santarém e Altamira

O Liberal

Entre os dias 18, 19 e 20 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente (Semas) estará realizando um "Mutirão de Conciliação Ambiental" para negociações de multas, nos municípios de Belém, Santarém e Altamira, por meio do Núcleo de Conciliação Ambiental (Nucam).

Os interessados em realizar as negociações devem apresentar documentos pessoais, como RG e CPF. Caso sejam representados por procuradores, estes, também, devem apresentar uma procuração específica para a conciliação ambiental.

De acordo com a secretaria, o objetivo das "Conciliações Ambientais” é realizar investimentos em ações de fiscalização, em capacitação de servidores, modernização tecnológica da Semas e em investimento em projetos ambientais. Até agosto deste ano já foram arrecadados R$ 2.557.300 em multas aplicadas devido à ocorrência de irregularidades ambientais, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). Em 2023, a arrecadação foi de R$ 3.756.881,18, em pagamentos à vista e parcelados

Os mutirões atualmente são realizados nos municípios que possuem Núcleos Regionais de Regularidade Ambiental (Nures) da Semas, pois essas localidades oferecem maior viabilidade de apoio operacional.

VEJA MAIS

Semas autoriza dragagem no porto de Belém para a COP 30
Obra permitirá que a cidade receba embarcações de grande porte

Semas realiza mutirão para pagamento de multas ambientais até esta sexta (03/05)
Ação oferece descontos e possibilidade de parcelamento de acordos de débitos

Na capital paraense, o mutirão será realizado na sede da Semas; em Santarém e Altamira, será realizado nos Núcleos Regionais do órgão. Os horários serão das 8h30 às 16h nos três dias de ação. Os interessados podem realizar o agendamento por meio deste link ou comparecendo aos locais de atendimento.

A negociação pode ser feita de forma on-line ou presencialmente, na capital ou nos Núcleos Regionais. O objetivo é descentralizar a gestão ambiental e facilitar o acesso dos interessados. Eles receberão uma notificação com o dia e o horário da audiência.

Benefícios 

 A conciliação ambiental oferece benefícios significativos para ambas as partes envolvidas. Para o autuado, ela possibilita a resolução de pendências mediante a concessão de descontos sobre o valor de multas. Para o órgão ambiental, representa uma fonte adicional de recursos que abrem oportunidade para investimentos em projetos prioritários.

Descontos

O Decreto Estadual 2.856/2023 estabelece os seguintes percentuais de desconto sobre o valor da multa simples aplicada pelo órgão ambiental estadual, conforme o momento em que a manifestação de interesse em conciliar é realizada.

Facilitação

A coordenadora do Núcleo de Conciliação Ambiental da Semas, Josilena Silva, explica que nos mutirões são oferecidos descontos e parcelamentos de multas. Ela destaca a importância de levar o mutirão para as regiões do estado, fazendo com que o autuado tenha mais facilidade para comparecer e entender como funciona a conciliação ambiental.

Pará