Matrícula na UFPA: calouros devem entregar documentação nesta quinta (3) e sexta (4)

O estudante deve ficar atento ao edital disponibilizado no portal da instituição, onde conta a lista completa de cada curso

Flávia Barros/ Especial O Liberal

Hoje e amanhã, calouros classificados em alguns cursos do Processo Seletivo (PS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) devem entregar presencialmente a documentação (original e cópia) para a matrícula. O estudante deve ficar atento ao edital disponibilizado no portal da instituição, onde conta a lista completa de cada curso com a respectiva data da entrega dos documentos. A carteirinha de vacinação comprovando as duas doses contra a covid-19 será obrigatória. Horários, locais e a lista de documentos estão detalhados no edital de cada curso. Para alguns deles, entretanto, a matrícula será apenas em junho.

VEJA MAIS

image Vestibular: apoio familiar é fundamental para quem não desistiu do sonho da aprovação
Psicóloga afirma que rede de apoio emocional e cuidados com a saúde mental são essenciais para estudantes que buscam a sonhada aprovação no processo seletivo

image Passei, e agora? Depois da festa o desafio de se adaptar à vida acadêmica
Confira o passo a passo do processo de matrícula o que os aprovados podem esperar do ensino superior

Essa é a segunda fase do processo de efetivação de vínculo dos calouros deste ano com a universidade. Na primeira, eles tiveram que acessar o Sistema Online de Calouros (coc.ufpa.br) para preenchimento dos dados cadastrais. Tiveram que enviar de forma on-line a documentação exigida, conforme seu grupo de classificação.

Calouros da UFPA fazem festa após listão

Na sequência da entrega dos documentos, os ingressantes em vagas de Cotas PPI passarão pela terceira etapa da habilitação: a verificação de autodeclaração de pessoa negra e indígena. Esse procedimento é adotado pela UFPA desde o PS 2021. 

image Morador da periferia, feirante supera obstáculos e é aprovado na UFPA
“Quero dar uma vida digna para os meus pais”, diz José Gabriel, de 20 anos

A quarta etapa da habilitação é exclusiva para candidatos que ingressaram em vagas de cotas para pessoas com deficiência (PcD). A análise da condição desses estudantes será realizada pela Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD. 

image Após 10 anos sem estudar para cuidar dos filhos, moradora de Marituba é aprovada na UFPA
Cecília Mendes Barbosa, de 39 anos, nunca desistiu do sonho de cursar o ensino superior. Ela foi aprovada para o curso de Serviço Social

Quem não seguir as regras do edital quanto às recomendações para a apresentação de documentação e convocação estará sujeito à perda da vaga. À medida que as etapas da habilitação finalizarem e houver liberação de vagas, serão publicadas chamadas adicionais (repescagens), pela ordem de classificação no PS 2022 e pelo tipo de vagas disponíveis. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ