MENU

BUSCA

Mascote Tucũ é a nova escolha da 76ª Reunião Anual da SBPC na UFPA

O evento busca promover ciência, tecnologia e inovação, mas também as raízes amazônicas com a mascote Tucũ

O Liberal

Em poucos dias, o Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA) será palco da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que busca promover a ciência, a tecnologia e a inovação, trará uma novidade especial: a mascote Tucũ, criada para a SBPC Jovem. Tucũ tem a missão de conscientizar sobre a necessidade de um novo contrato social com a natureza, valorizando a ciência e os saberes tradicionais.

VEJA MAIS

A confecção de Tucũ ocorreu no Ateliê 705 Casa de Bonecaria, em parceria com a UFPA. A face da mascote foi feita com papietagem de revistas, e seu corpo, com talas de jupati. Após a finalização do boneco, Pacha coordenou o treinamento de monitores voluntários e artistas do Circo Matutagem para a manipulação da mascote durante o evento.

SBPC Jovem e o cartaz oficial

O cartaz oficial da SBPC Jovem, destacando Tucũ, foi desenvolvido por Pedro Henrique do Nascimento Cordeiro, da Editora da UFPA. O cartaz utiliza as cores do caroço do tucumã — laranja, amarelo e verde — e inclui símbolos de circuitos eletrônicos, presentes também no rosto e nas roupas de Tucũ, simbolizando a conexão proporcionada pela ciência.

Brasil tem mais de 500 vagas para concursos em instituições de ensino
UFPA e outras instituições oferecem vagas para nível superior e técnico-administrativo

Ação da UFPA visa cuidado e preservação nas áreas de mangues do Pará
Pará e Maranhão representa a maior faixa contínua de manguezais do mundo

A SBPC Jovem, parte da programação da Reunião Anual da SBPC, visa incentivar o contato de estudantes e professores do ensino fundamental, médio e técnico com a ciência e a tecnologia. Este ano, o evento contará com mais de 70 estandes, além de palcos e salas multiuso para oficinas, rodas de conversa e bate-papos com cientistas. A programação é aberta ao público e pode ser conferida no site oficial do evento.

A lenda de Tucũ

A mascote Tucũ também carrega consigo uma lenda que reflete a rica cultura amazônica. Segundo a lenda, Tucũ surgiu de um caroço de tucumã às margens do rio Tucunduba, guiado pelo som de um tambor misterioso. A mascote simboliza a união entre a comunidade e a natureza, instigando reflexões sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.

Tucũ se tornou um símbolo de união e defesa da natureza na comunidade. Durante a 76ª Reunião Anual da SBPC, Tucũ estará presente, interagindo com os participantes e promovendo a conscientização ambiental através da arte e da ciência.

Pará