Justiça do trabalho leva projeto de itinerância ao nordeste do Pará
O principal objetivo é aproximar a Justiça do Trabalho da população em geral
Nos dias 15 e 16 de setembro, a Justiça do Trabalho da 8ª Região, estará no município de Salinas, no nordeste do estado, com o projeto de itinerância - "A Justiça do Trabalho vai até você".
O trabalho será realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará, que disponibilizará o espaço da Casa de Cultura do Caranã para o atendimento da população. A itinerância será realizada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Belém (CEJUSC), que, atuando em conjunto com a Vara do Trabalho de Capanema, autuará reclamações trabalhistas e explicará os direitos ao trabalhador, além de, em conjunto com o Ministério do Trabalho, emitirá Carteira de Trabalho digital, PIS PASEP e Seguro desemprego.
O principal objetivo é da itinerância é aproximar a Justiça do Trabalho da população em geral. Durante os dois dias serão colhidas reclamações trabalhistas e marcadas audiências com as partes.
Em Salinópolis, o atendimento será das 8h às 18h, de forma presencial, na Casa da Cultura Fonte de Caranã, no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizada entre as ruas Caranã e Cap. João Neto, esquina com a rua Terceira.
Novidade
A principal novidade dessa etapa da itinerância da Justiça do Trabalho é o atendimento digital que será feito da população de outros cinco municípios.
Nos dias 15 e 16 de setembro os moradores de Santarém Novo, Viseu e Ourém poderão fazer reclamações trabalhistas pelo meio digital, acessando um Balcão Virtual que será aberto na internet pelos participantes da itinerância.
Para que esse atendimento ocorra, serão disponibilizados Pontos de Inclusão Digital (PID) nessas localidades, em parceria com Prefeituras ou organizações locais, que poderão ser contratadas pela Justiça do Trabalho, como espaços de acesso à internet (cyber) que serão divulgados posteriormente.
MAIS LIDAS
Digital
As cidades de Santarém Novo, Bragança, Capitão Poço, Viseu e Ourém serão contempladas com o Ponto de Inclusão Digital (PID), que, de acordo com a Recomendação CNJ nº. 130, é qualquer sala que permita a realização adequada de atos processuais por sistema de videoconferência ou de atendimentos por meio do Balcão Virtual, instituído pela Resolução CNJ n.º 372/2021. Nestas localidades, a população terá acesso ao Balcão Virtual do Tribunal - veja como funciona, em locais credenciados pelo TRT-8. Em Santarém Novo, por exemplo, será disponibilizado um terminal na Oliveira Informática, e em Viseu será montado um PID na Associação Comercial.
Lista de locais de atendimento no Balcão Virtual
Santarém Novo
Escola Oliveira Informática.
Rua: Sebastião Brito nº 161.
Bairro: Cidade Velha
Professor Márcio Oliveira
Viseu
Associação Comercial E Empresarial De Viseu (ACIAV)
Rua Major Olimpio S/N, Bairro Centro- Viseu/PA, ao lado da Câmara Municipal de Viseu.
Ourém
Linda Cyber (Cyber da Karlene)
Travessa Joaquim Dionísio, nº 111.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA