Justiça do Pará proíbe carros e som nas praias de Salinópolis durante festas de fim de ano
Decisão estabelece multa de R$ 20 mil por descumprimento
Uma decisão judicial do juiz Antônio Carlos de Souza Moitta Koury, da Vara Única de Salinópolis, determinou que carros e equipamentos de som estão proibidos nas praias do Atalaia, Farol Velho e Ponta da Sofia, em Salinópolis, durante o período de 27 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025.
A decisão é resultado de uma ação do Ministério Público do Pará (MPPA), que apontou danos ambientais e problemas na região, como poluição sonora, lixo acumulado e aumento da criminalidade.
Estão incluídos na proibição veículos com som de alta potência, como "paredões" e “carretinhas de som”, que não poderão circular ou estacionar em até 1 km das entradas dessas praias.
VEJA MAIS
Na área protegida do Monumento Natural Atalaia (Mona), localizado na Ponta da Sofia, só será permitida a entrada de veículos que prestam serviços públicos, como limpeza e segurança.
Quem descumprir a decisão poderá pagar multa diária de R$ 20 mil e responder por desobediência à Justiça. Órgãos como Detran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Semas foram acionados para garantir o cumprimento da medida.
*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA