Júlia Seffer: amor pelo conjunto é fortalecido através da preservação de áreas e da internet
Moradores se unem para cuidar dos bosques do conjunto Júlia Seffer , preservando o verde no bairro de Águas Lindas
A internet une pessoas e encurta distâncias. Ao ler a palavra ‘distância’, imediatamente boa parte dos leitores podem imaginar a comunicação entre pessoas em diferentes locais do Brasil e do planeta, tudo em um clique. Mas a internet também une pessoas que moram na mesma rua, no mesmo bairro, e que muitas vezes nem se falam. É o que aconteceu no conjunto Júlia Seffer quando Murilo Rocha criou em 2018 a página ‘Júlia Seffer por Amor’. Naquele ano, quando se mudou definitivamente para o conjunto no bairro das Águas Lindas, o advogado encontrou os bosques da proximidade em situação precária.
As estruturas deterioradas, a falta de manutenção e segurança dos espaços afastavam os moradores e assustaram Murilo. Foi então que ele teve a ideia de criar a página ‘Júlia Seffer por Amor’ no Instagram. A expectativa do morador era unir as pessoas que moram no conjunto em torno da causa dos bosques da localidade. Murilo foi fazendo fotografias que valorizavam as belezas de bosques como o Marajoara e o Uirapuru e rapidamente conseguiu seu objetivo. As imagens começaram a viralizar na rede social e os moradores do conjunto começaram a abraçar a causa verde.
“Eu criei a página com o intuito de criar esse sentimento de preservação, de orgulho, para as pessoas olharem nossas áreas verdes e pensarem ‘poxa, aqui tem um espaço sensacional, que dá para trazer as crianças, se divertir’, a ideia foi realmente criar esse sentimento de pertencimento ao local. Antigamente não tinha e agora está começando a ter, acredito que a criação da página ajudou bastante nisso e hoje estamos bem unidos nesse zelo com os locais”, diz Murilo.
PÁGINA É CANAL DE ORGANIZAÇÃO DE AÇÕES E ATIVIDADES DE LAZER
Através das publicações, ‘Júlia Seffer por Amor’ alcançou rapidamente seguidores de todo estado, mas esse ainda não era o objetivo da página. Quando os próprios moradores começaram a enviar mensagens para o perfil, Murilo percebeu o poder da internet na criação de uma consciência ambiental coletiva. Foi criando laços e fazendo contatos, até que começou a organizar as primeiras atividades em conjunto com os moradores.
“Muitos sequer se conheciam, mas fomos criando amizade, conversando, até que hoje em dia, além de vizinhos, muitos se tornaram colegas. Nós organizamos mutirões de limpeza quando a prefeitura não cumpre seu papel, organizamos atividades com crianças, como o ‘Café no Bosque’, que reúne a criançada para plantar mudas e brincar, fazemos bazares para arrecadar fundos para a manutenção dos espaços. O retorno tem sido incrível, hoje os espaços verdes tem vida no Júlia Seffer”, conta o advogado.
"Olha, acredito que sim, acredito que a causa quando é coletiva ganha mais força. Hoje tudo é instântaneo. Muitas pessoas passaram a até mesmo a querer morar no conjunto após perceberem as vantagens daqui, a natureza exuberante. E claro, a gestão municipal, percebendo isso, passou a atender essa causa com maior dedicação. Esperamos que este ano possamos continuar o trabalho e alcançar mais conquistas para nosso conjunto”, diz Murilo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA