CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Investimentos em saúde pelo Governo garantem cirurgias ortopédicas nos joelhos

Hospital Público Estadual Galileu passa a realizar cirurgia por artroscopia. Técnica moderna e minimamente invasiva permite o diagnóstico e o tratamento de lesões dos joelhos

Agência Pará

Com os avanços tecnológicos realizados nos últimos meses, o Hospital Público Estadual Galileu, na Região Metropolitana de Belém, alcança um marco histórico. Pela primeira vez, a unidade agora realiza cirurgias ortopédicas por artroscopia. A operação usa pequenas incisões e permite visualizar e tratar lesões dentro da articulação dos joelhos. Já foram feitas duas intervenções no HPEG, no final de janeiro, e, neste mês de fevereiro, o procedimento vai entrar no rol cirúrgico da instituição.

A equipe de Saúde do Hospital Galileu explica que a cirurgia com artroscopia é capaz de tratar doenças como lesões de menisco, cartilagem, ligamentos cruzados, cinco corpos livres – fragmentos soltos na articulação, inflamação interna do joelho (sinovite) e fibrose da articulação. Com a técnica moderna, não há necessidade de grandes incisões, o que causa menos dor no paciente.

VEJA MAIS

image Computron Belém oferece cursos profissionalizantes para quem quer avançar no mercado de trabalho
Computron Cursos conta com uma ampla variedade de cursos profissionalizantes nas áreas da saúde, estética, gastronomia, tecnologia, entre outras

image Governo do Pará contribui para a qualificação de 7 mil na área da saúde
Entre as formações oferecidas, destaque para os cursos de Acolhimento da População LGBTQI+, de conselheiros indígenas; de cuidador de idoso; e de libras

A primeira paciente a passar pelo procedimento tem 49 anos e mora em Belém. Ela foi vítima de atropelamento em 2022, e ficou com um trauma no joelho direito. Com fortes dores, a paciente foi encaminhada para o ambulatório da unidade, e recebia tratamento desde julho de 2024. Os exames evidenciaram uma ruptura parcial de LCA (Ligamento Cruzado Anterior) e uma lesão de menisco. A cirurgia foi considerada um sucesso e a paciente já teve alta hospitalar.

Pioneirismo no procedimento moderno

O médico ortopedista Marcus Preti, diretor clínico do HPEG, destaca que o procedimento representa um avanço significativo para o tratamento de doenças articulares na região.

“A artroscopia permite o diagnóstico e o tratamento de lesões nas articulações por meio de pequenas incisões, reduzindo o tempo de recuperação, a dor pós-operatória e o risco de complicações. Este é um passo importante para o nosso hospital e para toda a comunidade, pois amplia as possibilidades de tratamento com mais segurança e eficiência”, frisa Preti.

Ao total, estão previstos, para fevereiro, 15 procedimentos de artroscopia na unidade. “O HPEG reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência no cuidado à saúde, trazendo o que há de mais moderno em técnicas cirúrgicas para a população de Belém e região”, completou o ortopedista Marcus Preti.

Acesso para tratamento ambulatorial e cirurgias

O procedimento é eletivo e totalmente gratuito, realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso a este serviço, o paciente deve ser regulado pela Central de Regulação do Estado, ou fazer parte do atendimento ambulatorial da unidade e ter indicações do ortopedista.

O diretor executivo da unidade, Cledes Silva, enfatiza a satisfação do HPEG. “Não é apenas pelo pioneirismo, mas pela possibilidade de melhor resolutividade aos usuários, 100% SUS, beneficiados com a possibilidade de menor dor pós-cirúrgica; menor tempo internado; menor risco de infecção; e maior recuperação cirúrgica”, destacou o administrador hospitalar.

Por ser estratégico no atendimento de trauma-ortopédico na rede pública estadual de saúde do Pará, no ano passado, o Governo do Estado investiu na modernização e na reconstrução do prédio do Hospital Galileu.

A unidade completou uma década de serviço aos paraenses e recebeu novos aparelhos de ar-condicionado, uma máquina de raios-X, camas hospitalares, e um arco cirúrgico, possibilitando a realização da artroscopia. Os avanços resultam no acesso seguro e eficiente dos usuários do SUS.

Administrado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), o Hospital garante cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade. São realizados no HPGE, por exemplo, procedimentos em fratura diafisária da tíbia, fratura distal do antebraço e mão, osteomielite crônica e aguda,

O Hospital Galileu dispõe de 104 leitos de internação e mantém, ainda, o serviço de reconstrução e alongamento ósseo, cirurgias de traqueia e urológica, como hiperplasia prostática benigna, exclusão renal e triagem com biópsia de próstata, além de realizar cirurgias torácicas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ