CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Internado para tratamento de câncer, Dom Azcona inicia primeiro ciclo de quimioterapia em Belém

Em um hospital particular da capital desde julho, o religioso apresenta melhoras no quadro de saúde, segundo boletim médico

O Liberal
fonte

Dom José Luís Azcona Hermoso, bispo emérito da prelazia do Marajó, que está internado em um hospital particular de Belém desde o dia 16 de julho deste ano para tratar um câncer no pâncreas, iniciou o primeiro ciclo de quimioterapia na última terça-feira (6). Azcona também tem mostrado melhora no quadro de saúde. A informação foi confirmada pelo Chanceler da Prelazia do Marajó, padre Rafael Guedes, por meio de nota divulgada nas redes sociais. 

Azcona deu entrada no hospital para a correção da quantidade de sódio no sangue, como detalha o comunicado. “A diminuição de sódio no sangue leva a consequências significativas no corpo, como o enfraquecimento. Segundo as informações médicas, essa constante diminuição do sódio é causada pelo próprio câncer”, acrescenta a prelazia do Marajó na nota.

“Nestes últimos dias, [Dom Azcona] tem tido um ótimo progresso no estado de reposição de sódio. E, com o acompanhamento da fisioterapia, o corpo apresenta-se mais fortalecido. Tem sido acompanhado por profissionais da saúde mental nas necessidades geradas pela adversidade do tempo de tratamento”, informa o comunicado.

Melhora

De acordo com o boletim médico divulgado, “os médicos manifestam satisfação porque o câncer não apresentou aumento, está estagnado. Isso é graça de Deus para a continuação do tratamento. Os médicos transmitem esperança com o início da quimioterapia, para que possa trazer resultados positivos diante das consequências que o câncer gera, como esta instabilidade de sódio nas correntes sanguíneas”.

“Dom José Azcona sempre manifesta sua gratidão pelas orações de todos vocês, irmãs e irmãos. E pede que continuemos a rezar por ele. Convido a vocês a perseverarmos na oração por nosso querido bispo emérito. E peçamos ao Senhor que com sua graça traga bom êxito nesse ciclo de quimioterapia”, finaliza a nota.

Diagnóstico

A notícia do diagnóstico dele veio após o recebimento do boletim médico no dia 27 de junho. Dom Azcona trata de uma Neoplasia maligna, quando há a proliferação anormal de células com estrutura diferente do tecido original e possibilidade de metástase. O Bispo foi trazido a Belém no dia 16 de junho. De acordo com informações do padre Casimiro Skorski, administrador diocesano da prelazia do Marajó, inicialmente Azcona foi internado devido a um distúrbio metabólico do sódio.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ